ANP participa na Expoalimentaria Peru

Entre 26 e 28 de Setembro, a Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP) vai participar pela primeira vez na Expoalimentaria Peru, que tem lugar em Lima. Esta é «uma das principais feiras do sector agroindustrial na América Latina» e a ANP visa «promover a pêra Rocha nesta geografia, pouco mais de um ano depois de ter sido assinado o acordo que permite aos produtores nacionais exportarem este fruto para o Peru», indica um comunicado da associação.

A ANP estará integrada no expositor do InovCluster – Cluster Agro-Industrial do Centro. A participação no certame também vai servir «para promover a pêra Rocha junto de outros mercados da América Latina», sendo que «além do Brasil, o maior mercado de exportação de pêra Rocha, esta variedade de pêra exclusivamente portuguesa já está presente em países como a Colômbia ou o Uruguai» e que, «em Maio passado, foram também enviadas as primeiras peras Rocha para o México».

Segundo a associação, a Expoalimentaria serve «de ponto de encontro internacional às empresas exportadoras e aos compradores de vários continentes (na edição passada, contou com a presença de mais de 650 empresas e 45.000 visitantes provenientes de 77 países)» e constitui «também uma oportunidade para aprofundar o conhecimento do mercado peruano e estabelecer novas redes de contacto». Sobre o Peru, a ANP salienta que este país, «com uma população de mais de 31,5 milhões de habitantes, é a sétima maior economia da América Latina e uma das que mais cresceu na última década». «Entre 2011 e 2015, Portugal subiu sete lugares no ranking de fornecedores do Peru, tendo as exportações alimentares portuguesas crescido 106,4%, entre 2015 e 2016.»

A presença na Expoalimentaria é uma das iniciativas organizadas pela associação no âmbito do projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, que inclui a realização de acções de promoção e comunicação e com o qual «pretende aumentar a competitividade e a visibilidade internacional da pêra Rocha e do seu país de origem», bem como «contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor». Este projecto é co-financiado pelo Compete 2020 – a 85%, através do Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) –, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e conta com um investimento global de 430.902 euros.

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