Kiwicoop celebrou 25 anos

A 20 de Julho, o Auditório do Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, acolheu um seminário promovido pela Kiwicoop, para comemorar o 25.º aniversário desta empresa. No evento, estiveram presentes mais de uma centena e meia de pessoas, entre kiwicultores, fornecedores e clientes, entre outras entidades. No fim do seminário, decorreu um almoço com todos os participantes nos jardins da Kiwicoop.

Constituída a 20 de Julho de 1988, a Kiwicoop tem cerca de 260 sócios, uma área plantada com kiwi de 400 hectares e cerca de 30 trabalhadores efectivos (mais 5 a 15 sazonais, de acordo com as necessidades da campanha). Em 2002, a cooperativa tinha 250 ha de plantações. A área actual representa um aumento de 60% em três anos e a empresa prevê atingir os 500 ha em 2014. Segundo Fernando Pinhal, actual Presidente da Kiwicoop, para fazer face a este aumento, pretendem aumentar a capacidade de recepção e conservação para as 8.000 toneladas – contam, na actualidade, com uma capacidade de frio de 5.000 t, das quais 3.250 t em atmosfera controlada. «Estamos certos que ainda há mercado para o nosso kiwi capaz de suportar o aumento da produção previsto, atendendo à preferência do consumidor. Actualmente, não se consegue satisfazer toda a procura, havendo necessidade de seleccionar os mercados que mais valorizam a qualidade do nosso Kiwi.» Em 2011, a empresa escoou 6.000 toneladas de kiwi e em 2012 vendeu 5.950 t. Nos dois últimos anos, a exportação representou 50% da produção da Kiwicoop. Em 2012, teve um volume de negócios de cerca de 5,8 milhões de euros. Em 2013, a empresa conta ultrapassar os 6 milhões de euros de vendas.

«Este sucesso é de todos. Só com o acreditar, o esforço, o empenho, a competência, o profissionalismo, o trabalho de todos se pode construir com sucesso uma organização com esta dimensão, competitividade e estabilidade», referiu Fernando Pinhal no seminário. Perante isto, afirmou, «só nos resta acreditar na actividade da kiwicultura e continuar a produzir com qualidade».

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República

Notícias relacionadas

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, acolhe...
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
O ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, anunciou ontem, 1...
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...