De 21 a 23 de Junho, a ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, responsável pela marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, vai levar a cabo acções de promoção dos vinhos nacionais no Japão. Nos dias 21 e 22 de Junho, a entidade marcará presença no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025.
Assim, na varanda exterior do Pavilhão de Portugal estarão representados sete produtores de diferentes regiões vitivinícolas – José Maria da Fonseca, Mainova, Quinta São Sebastião, Niepoort, Quinta Vale d’Aldeia, Sociedade dos Vinhos Borges e Soito Wines –, com cada produtor a apresentar quatro referências de vinho. A ViniPortugal estima que esta iniciativa atraia «entre 80 a 100 visitantes por dia, entre profissionais do sector, curiosos e amantes de vinho, num contacto directo e sensorial com o que de melhor se produz em Portugal».
No dia 23 de Junho, a acção de promoção decorre em Tóquio, com a ViniPortugal a organizar a “Grande Prova Vinhos de Portugal “, «um evento profissional que reunirá cerca de 200 profissionais do sector e 100 consumidores num espaço de prova e networking». Segundo a entidade, «a manhã será reservada a reuniões B2B [business-to-business] entre produtores portugueses e importadores japoneses, promovendo novas oportunidades de exportação e entrada no mercado», com o evento a incluir ainda um “Seminário Harmonizado”, conduzido pela sommelier Kazumi Inose, «dirigido a 40 profissionais locais, impulsionando o conhecimento sobre os vinhos portugueses no Japão».
A ViniPortugal afirma que estas acções visam «reforçar a notoriedade da marca Vinhos de Portugal e promover a diversidade e qualidade dos vinhos nacionais junto de um público internacional», acrescentando que o programa de promoção no Japão está alinhado com o Plano de Promoção aprovado para 2025, que contempla duas grandes iniciativas. «A presença dos vinhos portugueses na Expo Osaka 2025 e a realização da Grande Prova em Tóquio são passos decisivos no reforço da marca Vinhos de Portugal neste mercado exigente e sofisticado. O Japão valoriza produtos com identidade, história e qualidade, características que definem os nossos vinhos. Estas acções representam uma oportunidade única para aproximar os produtores portugueses dos consumidores e profissionais japoneses, criando pontes duradouras para o futuro», refere Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
A ViniPortugal indica que, em 2024, o Japão representou mais de 7,9 milhões de euros em exportações de vinhos portugueses, o que correspondeu a dois milhões de litros. «Dada a sua relevância para os vinhos portugueses, este tipo de acções é fundamental ser explorada no mercado japonês, dando a conhecer a qualidade e a diversidade do vinho nacional», sublinha a entidade.
