Venda de perecíveis no comércio a retalho cresce 7,9% em 2016

O volume de vendas de perecíveis no comércio a retalho cresceu 7,9% em 2016. Os dados da Nielsen foram divulgados pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) durante a apresentação do Barómetro de Vendas 2016, a 11 de Abril.

Ana Trigo Morais, presidente da APED, explicou que o fenómeno de crescimento da categoria de perecíveis – e em especial nas frutas e legumes – é o «resultado do investimento que o retalho alimentar tem feito há vários anos nas frutas e legumes». Contudo, a responsável avança que este fenómeno «se estende para lá da apresentação» dos produtos, já que também está ligado aos hábitos de vida saudáveis e a preocupação crescente do consumidor com a alimentação.

Esta tendência, reflecte-se também noutro tipo de alimentos considerados saudáveis, nomeadamente os produtos de origem biológica. O fenómeno «tenderá a aumentar com o surgimento do consumo das gerações vindouras», mais preocupadas com a manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Retalho alimentar cresce 3,6%

De acordo com os dados apresentados por Ana Trigo Morais, o retalho alimentar também apresentou uma tendência de crescimento (3,6%), o que corresponde a um volume de vendas de 11.658 milhões de euros.

Além dos perecíveis, os congelados também apresentaram um crescimento de 5% em relação a 2015. A responsável destacou ainda o desempenho positivo da categoria dos lacticínios (0,1%), que não crescia há quatro anos. «Era bom que esta tendência viesse a significar o aumento do consumo de produtos lácteos [no futuro].»

O aumento da confiança dos consumidores, que cresceu especialmente no segundo semestre de 2016, foi um dos factores que levou ao crescimento do volume de vendas no retalho.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...