Valorfito aumenta retoma de embalagens vazias de fitofármacos

Em 2015, os 363 Pontos de Retoma Valorfito existentes em Portugal retomaram um total de 389,2 toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, mais 30,9% face às 297,4 toneladas retomadas no ano anterior. O Valorfito prevê que a taxa de retoma, relativamente à quantidade de embalagens colocadas no mercado, possa atingir em 2015 um valor máximo de 50%.

Os responsáveis do Valorfito salientam estes «resultados históricos», num ano em que o sistema celebra os seus dez anos de actividade. Segundo António Lopes Dias, director-geral do Valorfito, «em 2016 contam-se 10 anos desde que a Sigeru, Lda. obteve a sua licença, mas a iniciativa começou uns anos antes, quando lançámos os primeiros projectos-piloto para a recolha de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos». «Estas embalagens nunca tinham tido recolha e tratamento dedicados. A sua classificação como resíduo perigoso veio agravar ainda mais a situação criando um sério problema, sobretudo aos agricultores. O Valorfito veio trazer a solução, permitindo aos produtores dar o destino correcto a estes resíduos, de uma forma fácil, cómoda e, acima de tudo, gratuita. Chegar ao fim de dez anos com uma eficácia de 50% é um óptimo resultado, mas também nos leva a sentir a responsabilidade, não só na tarefa de recolher os restantes 50%, como em ir mais além no nosso contributo para uma agricultura de sucesso.»

O Valorfito é gerido pela Sigeru (Sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em agricultura). A Sigeru tem dois sócios: Anipla (Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas – que representa as empresas que desenvolvem e comercializam produtos fitofarmacêuticos utilizados na agricultura) e Groquifar (Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos – que agrega grossistas de produtos químicos e farmacêuticos, ao nível nacional), com uma participação de 87,5% e 12,5%, respectivamente.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro

Notícias relacionadas

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
Em 2023, os pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas efectuados pelo...
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro
A 12 de Janeiro, em Salvaterra de Magos, terá lugar a apresentação dos resultados...
Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...