Valorfito aumenta retoma de embalagens vazias de fitofármacos

Em 2015, os 363 Pontos de Retoma Valorfito existentes em Portugal retomaram um total de 389,2 toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, mais 30,9% face às 297,4 toneladas retomadas no ano anterior. O Valorfito prevê que a taxa de retoma, relativamente à quantidade de embalagens colocadas no mercado, possa atingir em 2015 um valor máximo de 50%.

Os responsáveis do Valorfito salientam estes «resultados históricos», num ano em que o sistema celebra os seus dez anos de actividade. Segundo António Lopes Dias, director-geral do Valorfito, «em 2016 contam-se 10 anos desde que a Sigeru, Lda. obteve a sua licença, mas a iniciativa começou uns anos antes, quando lançámos os primeiros projectos-piloto para a recolha de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos». «Estas embalagens nunca tinham tido recolha e tratamento dedicados. A sua classificação como resíduo perigoso veio agravar ainda mais a situação criando um sério problema, sobretudo aos agricultores. O Valorfito veio trazer a solução, permitindo aos produtores dar o destino correcto a estes resíduos, de uma forma fácil, cómoda e, acima de tudo, gratuita. Chegar ao fim de dez anos com uma eficácia de 50% é um óptimo resultado, mas também nos leva a sentir a responsabilidade, não só na tarefa de recolher os restantes 50%, como em ir mais além no nosso contributo para uma agricultura de sucesso.»

O Valorfito é gerido pela Sigeru (Sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em agricultura). A Sigeru tem dois sócios: Anipla (Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas – que representa as empresas que desenvolvem e comercializam produtos fitofarmacêuticos utilizados na agricultura) e Groquifar (Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos – que agrega grossistas de produtos químicos e farmacêuticos, ao nível nacional), com uma participação de 87,5% e 12,5%, respectivamente.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...