Três operadores logísticos, a dinamarquesa Maersk Line, a italiana Mediterranean Shipping Company (MSC) e a francesa CMA CGM, vão estabelecer uma aliança operacional a longo prazo para as rotas comerciais marítimas entre o Ocidente e o Oriente, designada Rede P 3. O objectivo é melhorar e optimizar a oferta de operações e serviços – por exemplo, fornecer serviços mais estáveis, flexíveis e frequentes (com mais transportes semanais em cada linha). Segundo analistas, visa reduzir custos e acabar com cinco anos de sobrecapacidade instalada no sector do transporte marítimo. A rede vai operar uma capacidade de 2.6 milhões de TEU (inicialmente, 255 navios, cedidos pelas empresas, incluindo o mega navio Triple E, da Maersk Line) em três linhas: Ásia-Europa, transpacífica e transatlântica. Um centro de operações conjunto será responsável pela gestão independente dos navios da P 3, mas as três empresas vão continuar a ter funções independentes de vendas, marketing e serviços ao cliente. As operações deverão ter início no segundo trimestre de 2014, desde que tenham sido obtidas as aprovações e acordos necessários.