A marca de origem holandesa, que desenvolve e comercializa sementes, organizou, no dia 8 de Janeiro, uma visita a um dos campos de demonstração de algumas das suas variedades de alface, próximo de Torres Vedras. Os produtores foram convidados a observar o crescimento de nove variedades já em fase de comercialização e de uma ainda em fase de ensaios.
A maioria das variedades apresentadas foram desenvolvidas especificamente para a produção em estufa, à excepção da Excite RZ, ali apresentada pela resistência ao fusário e à propriedade Knox – que faz com que oxide mais lentamente.
Das variedades frisadas de cor clara, destacou-se a Anguilla RZ, que é idêntica à Desirade RZ em termos de tamanho, mas, por não ter uma base tão plana acaba por ficar mais limpa e «não tem tanta propensão para apodrecer», notou um dos produtores presentes.
Nas folhas lisas, a Pascal RZ mostrou adaptar-se melhor em estufa do que a sua semelhante Aquino RZ. A Klee RZ, lisa e roxa, mantém a cor mesmo em estufa e pode ser conjugada com a Pascal RZ.
O conceito comum ao desenvolvimento destas variedades é a satisfação do mercado doméstico, IV Gama e canal Horeca, explicou Miguel Ribeiro da Rijk Zwaan.
Sobre a variedade ainda em ensaio, a 79-36 RZ, Miguel Ribeiro declarou que «não parece ter grandes vantagens em relação à Anguilla RZ».



