Qual a receita para o sucesso da comercialização de pêra Rocha?

Comunicação, parcerias e transformação. Foram alguns dos “ingredientes” identificados pelos oradores convidados para as Jornadas Técnicas da pêra Rocha, que decorreram no Bombarral, a 4 de Agosto.

Gonçalo Santos, da Portugal Fresh, sublinhou a importância de projectos como o Fresh Fusion, um agrupamento complementar de empresas, composto por 15 produtores de pêra Rocha, que se uniram, em 2014, para enviar o fruto para algumas lojas do Lidl, na Alemanha. O projecto começou com o envio de 2.400 toneladas (t). Na campanha de 2016/2017, serão enviadas entre 8.000t e 10.0000t.

Em termos da comunicação, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente (CPC), referiu que, «sem comunicar não existimos», pelo que tem planos para trabalhar esta área. As compras de pêra Rocha têm vindo a aumentar para o Clube, tendo duplicado em quantidade entre 2013/2014 e 2014/2015.

No que respeita à transformação, Pedro Azevedo, responsável de Vendas da Frulact, lembrou alguns projectos da empresa ao nível da transformação da pêra Rocha. Para o responsável, são projectos que «criam sinergias em toda a cadeia de valor, criam mais valor acrescentado e valorizam as variedades específicas». Mas alertou que é preciso «haver escala e competitividade».

Apesar das oportunidades, existem alguns desafios, nomeadamente ao nível da satisfação de todos os mercados. Gonçalo Santos Andrade relembrou que a decisão sobre «que mercados privilegiar, não defraudando os que se vão abrindo» é um desafio.

A responsável do CPC revelou estar preocupada com o teor de açúcar da pêra Rocha e revelou que a criação de uma gama da fruta “pronta a comer” pode estar para breve.

Aristides Sécio, presidente da Associação Nacional de Produtores de pêra Rocha e moderador da conversa, chamou a atenção para a importância do mercado nacional que é «o principal consumidor e tem de se saber servi-lo».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...