Qual a receita para o sucesso da comercialização de pêra Rocha?

Comunicação, parcerias e transformação. Foram alguns dos “ingredientes” identificados pelos oradores convidados para as Jornadas Técnicas da pêra Rocha, que decorreram no Bombarral, a 4 de Agosto.

Gonçalo Santos, da Portugal Fresh, sublinhou a importância de projectos como o Fresh Fusion, um agrupamento complementar de empresas, composto por 15 produtores de pêra Rocha, que se uniram, em 2014, para enviar o fruto para algumas lojas do Lidl, na Alemanha. O projecto começou com o envio de 2.400 toneladas (t). Na campanha de 2016/2017, serão enviadas entre 8.000t e 10.0000t.

Em termos da comunicação, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente (CPC), referiu que, «sem comunicar não existimos», pelo que tem planos para trabalhar esta área. As compras de pêra Rocha têm vindo a aumentar para o Clube, tendo duplicado em quantidade entre 2013/2014 e 2014/2015.

No que respeita à transformação, Pedro Azevedo, responsável de Vendas da Frulact, lembrou alguns projectos da empresa ao nível da transformação da pêra Rocha. Para o responsável, são projectos que «criam sinergias em toda a cadeia de valor, criam mais valor acrescentado e valorizam as variedades específicas». Mas alertou que é preciso «haver escala e competitividade».

Apesar das oportunidades, existem alguns desafios, nomeadamente ao nível da satisfação de todos os mercados. Gonçalo Santos Andrade relembrou que a decisão sobre «que mercados privilegiar, não defraudando os que se vão abrindo» é um desafio.

A responsável do CPC revelou estar preocupada com o teor de açúcar da pêra Rocha e revelou que a criação de uma gama da fruta “pronta a comer” pode estar para breve.

Aristides Sécio, presidente da Associação Nacional de Produtores de pêra Rocha e moderador da conversa, chamou a atenção para a importância do mercado nacional que é «o principal consumidor e tem de se saber servi-lo».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

AHSA reforça rede com cinco novos parceiros estratégicos_créditos reservados
AHSA reforça rede de parceiros
1a
Estratégia +Cereais será apresentada a 9 de Abril num seminário em Lisboa
Sacos Usados Embalagens
Valorfito anuncia reforço da rede de operadores para assegurar gestão de novos fluxos de resíduos

Notícias relacionadas

AHSA reforça rede com cinco novos parceiros estratégicos_créditos reservados
AHSA reforça rede de parceiros
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos...
1a
Estratégia +Cereais será apresentada a 9 de Abril num seminário em Lisboa
O Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, acolhe a 9 de Abril...
Sacos Usados Embalagens
Valorfito anuncia reforço da rede de operadores para assegurar gestão de novos fluxos de resíduos
Na sequência da ampliação do âmbito de actividade do Valorfito – Sistema Integrado...
IMG_7767
Projecto DigiFarm2All realiza acção de capacitação em Felgueiras
Decorre amanhã, 20 de Março, entre as 14h300 e as 16h30, na Cooperativa Terras...