Promoção dos vinhos portugueses em países terceiros recebe apoio de 6M€

Começa a 22 de Dezembro, terça-feira, o prazo para a candidatura a apoios à promoção de vinhos portugueses, em mercados terceiros, no valor de seis milhões de euros.

Esta medida destina-se a apoiar a promoção de vinhos em todos os mercados de países terceiros, com um período de execução de um ano, sendo considerados prioritários Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, México, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, China, Coreia do Sul, Japão e Singapura bem como o Reino Unido, considerado país terceiro a partir de 1 de Janeiro de 2021.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, salienta: «Sabendo da importância da internacionalização dos nossos produtos, num mercado muito competitivo, lançamos agora este aviso para o sector dos vinhos, por forma a acautelar, através de políticas públicas, os efeitos negativos desta pandemia no mercado e garantir que retomaremos rapidamente o ritmo de crescimento que tínhamos antes desta crise sanitária. Num tempo de grande incerteza, o sector do vinho tem dado provas de enorme resiliência e capacidade de adaptação. E os números mostram-nos isso mesmo, com o crescimento nas exportações – 3,9% de Janeiro a Outubro, quando comparado com o mesmo período de 2019 – mesmo num ano de dificuldades excepcionais. Queremos continuar a apostar nos vinhos portugueses e na vitalidade do sector».

Numa estratégia de apoio ao investimento das exportações do vinho nacional, prosseguida pelo Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em articulação com o IFAP, o apoio à promoção em países terceiros é destinado às empresas exportadoras, organizações interprofissionais e outras entidades com projectos de promoção em países extracomunitários.

O período de candidaturas termina dia 22 de Janeiro.

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