O projecto AmbiVap pretende «testar e validar uma linha piloto de um evaporador solar para efluentes e águas residuais do sector do azeite, com potencial aplicação em outros sectores, sobretudo da indústria agro-alimentar». Por incluir uma «abordagem inovadora», este projecto venceu recentemente o primeiro prémio na categoria “Tecnologia e processos” do Concurso PME-4Inova.
O projecto AmbiVap foi desenvolvido pela empresa Tojaltec, de Tondela, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a responsabilidade de João Claro, docente e investigador desta instituição. Este foi um dos sete projectos vencedores, nas sete categorias do Concurso PME-4Inova: “Tecnologia e processos”, “Produtividade”, “Gestão e qualidade”, “Estratégia, Marketing e Comunicação”, “TIC”, “Sustentabilidade e Eficiência Energética”, “Intersector (Variedade relacionada)”.
Esta foi a primeira edição do concurso e contou com a participação de 35 projectos de 21 empresas, de vários sectores e regiões. Os vencedores de cada categoria foram anunciados em Março, sendo que cada um recebeu um prémio monetário no valor de 5.000 euros.
O concurso está integrado no projecto 4Inova.PT e «pretende incentivar a incorporação de inovações no tecido empresarial das regiões centro e norte de Portugal, bem como demonstrar as potencialidades e benefícios, a nível de produtividade e competitividade, das empresas mais inovadoras e expostas a concorrência nacional e internacional». O 4Inova.PT é um projecto co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC) pelas associações empresariais de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu.