Quatro sabores da Better With, marca própria de amêndoa do canal B2C (business-to-consumer) do grupo luso-brasileiro Veracruz, foram distinguidos com o selo Mediterranean Taste Awards 2025. Os sabores premiados foram “Almonds Better With Cinnamon and Coconut” (Mediterranean Taste Awards Gold), “Almonds Better With Honey and Sea Salt” (Mediterranean Taste Awards Gold), “Almonds Better With Rose Petals” (Mediterranean Taste Awards Silver) e “Almonds Better With Black Truffles” (Mediterranean Taste Awards Silver).
A Veracruz, que opera de forma integrada nas áreas de cultivo, transformação e distribuição de amêndoa, tem operações localizadas em Castelo Branco, na Beira Interior, e actua nos mercados B2B (business-to-business) e B2C (canal de consumo). A empresa considera que estas distinções reforçam «a diversidade e qualidade do portefólio da marca» e refere que o Mediterranean Taste Awards (MTA) «é uma prestigiada distinção internacional dedicada à valorização da culinária do Mediterrâneo», que visa «promover e valorizar sabores, produtos alimentares e produtores únicos desta tradição e da partilha dos benefícios da dieta mediterrânica, através de criações gastronómicas inovadoras e singulares no sabor».
A empresa explica que «os produtos candidatos são avaliados por um júri de especialistas em provas cegas, através de uma análise sensorial rigorosa», que, «em cada edição, todas as amostras dos produtos candidatos são experimentadas sem identificação de embalagem, garantindo assim total imparcialidade e foco exclusivo nos atributos sensoriais do produto», e que «os critérios de avaliação incluem a análise da qualidade, do sabor, da originalidade e inovação, assegurando que apenas produtos de excelência sejam distinguidos». Acrescenta ainda que participam nesta iniciativa «produtores de mais de 47 países» e que são avaliados «milhares de produtos» em cada edição.
Segundo David Carvalho, fundador e CEO do Grupo Veracruz, «esta distinção internacional é um importante reconhecimento de mercado dos produtos da Better With». «Receber um prémio desta organização tão prestigiada, que já analisou mais de 4.500 produtos a nível mundial, comprova a qualidade e o sabor internacionalmente reconhecidos dos nossos artigos. Este reconhecimento reforça a credibilidade junto dos consumidores e parceiros, abrindo portas a novas oportunidades comerciais», sublinha.

Recentemente, a Veracruz anunciou ter estabelecido uma parceria estratégica de investimento com a Inter-Risco Private Equity (IR Capital) «para acelerar o desenvolvimento industrial da marca Better With», desta forma «reforçando o seu plano de crescimento e consolidação». A empresa indica que «o capital será direccionado para o reforço e expansão da infraestrutura industrial e logística da Veracruz, permitindo a optimização da cadeia de valor e consolidando a sua posição estratégica no sector agroalimentar», e que esta parceria «inclui ainda a promoção da inovação e da sustentabilidade, através do aprofundamento das práticas regenerativas e do fortalecimento do compromisso com a responsabilidade ambiental».
De acordo com o grupo, «a operação foi concretizada através do Fundo Inter-Risco Consolidar, que passa a deter uma participação minoritária no capital da Veracruz», sendo que «o fundo tem como investidor âncora o Fundo de Capitalização e Resiliência, gerido pelo Banco Português de Fomento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)». David Carvalho diz que «este investimento representa um passo significativo na trajectória de crescimento da Veracruz, reforçando a nossa missão e ambição de posicionar Portugal como um player de referência no sector de frutos secos na Europa», acrescentando que «acreditamos firmemente no potencial de crescimento do país».
Para os responsáveis do IR Capital, «esta transacção reflecte o posicionamento do IR Capital no apoio a negócios sustentáveis no sector agroalimentar e o nosso compromisso com a criação de valor económico, social e ambiental, de forma responsável e duradoura». A Veracruz assinala ainda que se distingue pela «abordagem inovadora, que alia práticas de agricultura regenerativa a tecnologia de ponta, garantindo elevados padrões de qualidade, produtividade e sustentabilidade», que o grupo apresenta «uma oferta diversificada e adaptada a diferentes segmentos» e que a sua marca própria no canal de consumo, Better With, «reflecte o compromisso da empresa com uma alimentação saudável, transparente e sustentável».
