Prémio internacional para trabalho nematódos entomopatogênicos

Raquel Campos-Herrera tem-se dedicado ao estudo de nematódos entomopatogênicos (NE), utilizando esses organismos como modelo na área da agroecologia do solo. A  investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio) da Universidade do Algarve explica que «a uma escala regional, exploramos a distribuição de NE nas redes de alimento dos solos dos principais habitats da região do Algarve, para explicar possíveis padrões de distribuição geográfica ligada a outras áreas subtropicais e temperadas, avaliadas nos nossos estudos anteriores».

Os NE encontram-se nos solos de todo o Mundo e são uma alternativa não-química para gerir pragas em culturas. A actividade dos NE é influenciada por factores bióticos e abióticos, como o tipo de solo, a flutuação climática e a presença de inimigos naturais.

A investigação está na fase de compreensão de como interagem os vários entomopatogênicos (fungos, nematódos) com as pestes e outros organismos na comunidade da rizosfera.

«Nós integramos metodologias do “insectos-isco” tradicionais e ferramentas moleculares de última geração, implementadas pela minha equipa do MEditBio, analisando o solo e fazendo avaliações geoespaciais para seleccionar factores chave que nos permitam descobrir qual o habitat preferido dos NE. Esta informação permitir-nos-á prever padrões regionais de NE noutras áreas do mediterrânio e o seu potencial exploratório de programas de controlo e conservação biológica», pormenoriza Raquel Campos-Herrera.

O trabalho foi distinguido com o prémio internacional Syngenta Crop Protection Award, atribuído pela Sociedade de Nematologistas. A cerimónia de entrega deste galardão terá lugar em Williamsburg, nos Estados Unidos da América, no âmbito do 56.º encontro anual da associação, que decorrerá de 13 e 16 de Agosto.

A investigadora explanou que «usualmente, este prémio é entregue a investigadores que trabalham com nematodos planto-parasitas, por isso é uma excepção que um investigador que estuda o controlo biológico de agentes seja agraciado».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...