Portugal voltou a marcar presença em Angola

A edição de 2015 da Feira Internacional de Luanda (FILDA) contou com a presença de 95 empresas filda2015_1portuguesas (24 pela primeira vez). As exportações para Angola decaíram 20% entre Janeiro e Maio deste ano, mas esta representação grande levou Miguel Frasquilho, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a afirmar que  «Angola tem tudo para voltar a ser, que agora não é, o maior parceiro extracomunitário de Portugal. A segunda metade do ano poderá já ser de recuperação».

O certame de cinco dias (22 a 26 de Julho) reuniu na capital angolana, Luanda, indústria do petróleo, bebida, agro-alimentar, embalagens, serviços, entre outros sectores económicos. No total contabilizaram-se 800 expositores de 40 países.

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, também passou pela feira e reuniu com  vice-Presidente da República angolano, Manuel Domingos. No final do encontro Paulo Portas filda2015_2destacou que a cooperação entre Angola e Portugal é «insubstituível».

«São duas nações amigas que se conhecem há muito tempo, são dois estados soberanos que cooperam de uma forma próxima e cúmplice, e são também duas economias importantes uma para a outra, quer do ponto de vista do desenvolvimento, quer das relações comerciais», explicou.

Paulo Portas sublinhou ainda que a forte presença de Portugal na FILDA – onde ocupava um só pavilhão – «não é casual». O governante disse, apesar da diminuição verificada este ano, que «as exportações portuguesas para Angola aumentaram quase 100% nos últimos quatro anos».

Nesta 32.ª edição o tema da FILDA foi: “Dinamismo, criatividade e competência na produção nacional: Um Pressuposto, para Diversificação e Industrialização da Economia Angolana e um Desafio para Juventude Empreendedora”.

 

Foto de abertura: Jornal O País

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República

Notícias relacionadas

2
Feira Nacional de Agricultura de 3 a 11 de Junho em Santarém
O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, acolhe...
1
Governo limita uso de água no sotavento algarvio
O ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, anunciou ontem, 1...
presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...