No primeiro semestre de 2017, as vendas de produtos alimentares no comércio moderno e tradicional em Portugal ascenderam a 5.240 milhões de euros, o que significa um aumento de 3,3% face aos valores do primeiro trimestre do ano anterior (5.072 milhões de euros). Segundo os dados do Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), apresentados recentemente, o valor total das vendas – alimentar e não alimentar – neste período foi de 8.967 milhões de euros – mais 3,8% em comparação com o valor do primeiro trimestre de 2016 (8.639 milhões de euros).
Durante os primeiros seis meses do corrente ano, a venda de produtos perecíveis foi a terceira em crescimento (+4,4%) em relação ao período homólogo de 2016, ficando apenas atrás das bebidas (10,0%) e dos congelados (+5,4%). No mercado alimentar, manteve-se praticamente igual a percentagem de vendas com promoção (45,5% face a 44,5%).
O panorama também permaneceu praticamente idêntico quanto às quotas de mercado no canal de distribuição (predomínio dos supermercados, com 49,8%, seguidos pelos hipermercados, discounters e outros) e no tipo de marca (preponderância da marca de fabricante, com 66,0%).