Novos produtos funcionais com ginja de Óbidos

O potencial antioxidante da ginja de Óbidos não se restringe apenas ao fruto (usado na produção da Ginjinha): encontra-se, também, nos seus subprodutos, em especial nas folhas e nos caules. Este é um dos resultados do projecto “Vale Inovação – Desenvolvimento de novos produtos alimentares com base em extractos/produtos de ginja”, promovido pela Frutóbidos e desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto, que revela como valorizar a ginja e os seus subprodutos.

O projecto demonstrou as melhores condições e o potencial para a conservação da ginja de Óbidos congelada e seca, como alternativa de preservação deste fruto, altamente perecível. Permitiu, ainda, descobrir que este pode ser usado para formulação de várias receitas gastronómicas, permitindo o acesso a ginja de Óbidos fora do período curto de produção. Assim, foi possível desenvolver uma linha completa de novas receitas gastronómicas (com a colaboração do especialista em novas soluções gastronómicas de alto valor, Victor Nunes, foram desenvolvidas duas formulações de doces de ginja e duas de bolacha, ginja cristalizada e gomas de ginja, completamente validados e prontos para lançamento no mercado) e produtos alimentares com base em ginja e com elevado potencial funcional.

Na linha de produtos funcionais, as propriedades funcionais e nutricionais – salvaguardadas na formulação – foram caracterizadas e validadas pela Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto. Os pedúnculos da ginja foram, também, combinados numa formulação de infusão com grande potencial sensorial e com elevadas propriedades antioxidantes validadas.

Esta investigação foi desenvolvida ao abrigo do Sistema de Incentivos Qualificação PME, Vale Inovação, financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango

Notícias relacionadas

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
A FITOSISTEMA é, desde 2019, parceira da empresa italiana BIOGARD, a referência...
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
No dia 2 de Maio, tem lugar em Beja a entrega dos prémios Alqueva Sustentável...
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
O sub-sector do morango constitui o tema do mais recente documento de análise...
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...