Nova campanha quer transformar a batata portuguesa numa verdadeira influencer 

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, quer aumentar o consumo de batata produzida em Portugal e apresentou a nova campanha de divulgação da Miss Tata, que estará activa até 30 de Setembro, período de colheita deste produto em território nacional.

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada e, na campanha “Sou Boa com Tudo”, assume o papel de influencer oficial deste alimento, consolidando o seu propósito: ser embaixadora da batata portuguesa e estar cada vez mais próxima dos consumidores.

Numa linguagem directa, promete ser “boa com tudo”, alimento indispensável na gastronomia portuguesa, versátil e nutritiva. 

A iniciativa da Porbatata será comunicada nos principais supermercados do país (quer em folhetos, quer em loja) e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da associação.

Do plano de comunicação fazem também  parte colaborações com influencers e várias iniciativas que pretendem destacar a marca da batata  portuguesa.

A campanha é apoiada pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e conta  com o financiamento dos associados da Porbatata e do Crédito Agrícola. 

«A Miss Tata volta a dar a cara pela batata portuguesa, com uma campanha que reforça o nosso compromisso:  valorizar a produção nacional e aproximar este alimento tão essencial dos consumidores. Desde 2018 que apostamos na promoção da batata, e os resultados falam por si — 2024 registou o maior consumo dos últimos  seis anos. É sinal de que os portugueses reconhecem a qualidade da batata que nasce no nosso país. Queremos continuar a crescer e a afirmar a nossa identidade no prato de todos os dias», diz António Gomes, presidente da Porbatata. 

Desde 2018 que a Porbatata aposta em campanhas anuais de promoção da batata – que coincidem com a época de colheita da batata nova.

Os esforços de divulgação deram frutos e em 2024, o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos.

De acordo com dados do INE analisados pela Porbatata, o consumo humano de batata atingiu as 1004 toneladas no ano passado (dados provisórios), uma subida de 5%  em comparação com 2023 (957 toneladas) e também de 5% face a 2018 (959 toneladas).

Cada português consome agora 94,4 quilos de batata por ano, mais 2% do que em 2023.

Indicadores 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024*
Consumo humano de batata (t) 959 939 912 906 979 957 1004
Consumo humano de batata  per capita (kg/ hab.) 93,2 91,4 88,6 87,2 93,9 92,8 94,4

Produzida em todo o país entre maio e setembro, a batata portuguesa beneficia do clima e das características únicas do solo nacional.  

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes reconduzido como ministro da Agricultura
hortícolas
Prazo para candidaturas ao Pedido Único prolongado até 15 de Junho
vegetables-5401548_1280
Estudo: Sustentabilidade já influencia quase metade dos consumidores portugueses

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes reconduzido como ministro da Agricultura
O ministro da Agricultura e Mar do XXV Governo Constitucional vai ser José Manuel...
hortícolas
Prazo para candidaturas ao Pedido Único prolongado até 15 de Junho
O Ministério da Agricultura e Pescas anunciou que o período de submissão de...
vegetables-5401548_1280
Estudo: Sustentabilidade já influencia quase metade dos consumidores portugueses
Num momento em que o planeta exige mudanças urgentes, o consumidor português...
Turma_AgriculturaVida
CropLife Portugal lança projecto piloto “Agricultura é Vida” 
Consciente da necessidade cada vez mais urgente de sensibilizar a sociedade...