Mercadona investe 140 M€ na redução de plástico

A cadeia de supermercados Mercadona anunciou que, «dentro do seu compromisso de “Dizer sim a cuidar mais do planeta”, planeia investir mais de 140 milhões de euros nos próximos cinco anos para reduzir o plástico através da Estratégia 6.25». Esta estratégia tem um triplo objectivo até 2025 – reduzir em 25% o plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico – e «está a ser implementada através de seis acções que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística, etc.».

A Mercadona começou a trabalhar nesta estratégia em 2019 e «conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de actuação da Estratégia 6.25, composta por trabalhadores de diferentes departamentos da empresa». Em comunicado, a Mercadona explica que, nos últimos dois meses, «adaptou 72 lojas e transformou-as em lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objectivo é ouvir a opinião dos “Chefes” (clientes) e trabalhadores relativamente a todas as acções que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25», tendo, nesse período, recebido «mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes acções» que está a implementar».

Segundo a empresa, «as lojas 6.25 encontram-se actualmente distribuídas por todas as províncias espanholas» e, «em Portugal, existe um supermercado em Matosinhos (Porto) adaptado a Loja 6.25», acrescentando a Mercadona que «este modelo continuará a expandir-se por toda a cadeia ao longo do próximo ano». A empresa realça que, para concretizar esta estratégia, «irá formar os 90.000 colaboradores que integram a Mercadona em Espanha e em Portugal» e que «transmitiu também os objectivos da estratégia aos seus fornecedores, que já estão a trabalhar na sua implementação em conjunto com os departamentos de Compras e Prescrição».

As primeiras duas acções da Estratégia 6.25 «centram-se no facto de, ao longo de 2020, a Mercadona proceder à eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como os descartáveis de plástico de uso único», refere a empresa. «A terceira acção, a realizar-se até 2025, implica o compromisso da empresa em reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado. A quarta medida demonstra o compromisso da empresa em tornar recicláveis todas as suas embalagens de plástico até 2025. Na quinta acção, compromete-se a reciclar 100% dos resíduos de plásticos das lojas físicas. Em sexto lugar, a Mercadona ajudará os “Chefes” a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis sobre a reciclagem tanto na loja como nas embalagens, através de pictogramas indicativos.»

Estratégia 6_25 Mercadona

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