Mercadona adere ao movimento “Unidos contra o desperdício”

A Mercadona anunciou que aderiu ao movimento “Unidos contra o desperdício”, iniciativa portuguesa criada em Setembro de 2020 que «pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar» e que surgiu para «agregar as boas práticas que já se realizam, tanto a nível empresarial como particular, por forma a consciencializar a sociedade em geral». «A chegada da Mercadona ao Unidos contra o desperdício é mais um passo importante naquela que é a principal missão deste movimento. Poder contar com um player com uma dimensão ibérica de enorme relevância e que tem no seu ADN uma enorme preocupação em torno do tema do desperdício alimentar é, sem dúvida nenhuma, uma óptima notícia», comenta Francisco Mello e Castro, coordenador executivo do movimento “Unidos contra o desperdício”.

Ana Mendia, directora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, diz que «vemos no movimento um veículo para consciencializar, motivar e difundir o que de bem já se faz nesta área». «Na Mercadona, trabalhamos consciencializados para esta realidade ao longo de toda a cadeia de negócio. Desde a definição de produto, que começa nos nossos centros de coinovação com a colaboração dos nossos “Chefes” (assim nos referimos aos nossos clientes), passando pelo nosso Modelo de Qualidade Total, até à organização dos produtos dentro das nossas lojas, onde promovemos o consumo do útil e do necessário», assinala.

Em comunicado, sublinha-se que «o combate ao desperdício alimentar é uma realidade na Mercadona, que dispõe desde há vários anos de uma política de gestão de resíduos para reduzir os desperdícios em todos os seus processos». A cadeia de supermercados, que opera em Portugal e em Espanha, elenca algumas medidas de combate ao desperdício incluídas na sua política: uma gestão de stock rigorosa, o que optimiza o controlo das quantidades por forma a evitar/reduzir os excedentes; a doação de produtos óptimos para consumo cujo prazo de validade se aproxima do fim, o que permite à empresa não desperdiçar bens essenciais – e, desta forma, a Mercadona doa diariamente, de cada uma das suas 20 lojas, à Cantina Social respectiva; vender qualidade, priorizando-a sobre a estética – exemplo disso é o serviço de sumo de laranja espremido na hora, que é proveniente de laranjas de alta qualidade, mas que, devido à sua aparência ou menor tamanho, teriam uma saída mais difícil no mercado pela via normal (expositor de frescos)».

A Mercadona refere também que, em 2020, no âmbito da sua estratégia de combate ao desperdício alimentar, doou 17.000 toneladas de bens essenciais em Portugal e Espanha, mais 84% do que no ano anterior, sendo que, em Portugal, doou 1.200 toneladas de bens essenciais. Segundo a empresa, a sua estratégia de Responsabilidade Social é regida por parâmetros de acção social, crescimento partilhado, sustentabilidade.

A Mercadona recorda ainda que 29 de Setembro de 2020 foi a primeira vez em que se celebrou a efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas como “Dia mundial de consciencialização para as perdas e o desperdício alimentar”.

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