De 20 a 23 de Novembro a FIL/Parque das Nações recebe a primeira edição da Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-Alimentar. Alusivo ao tema ‘Uma ligação forte à nossa terra’, o certame tem o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar e conta também com o apoio do Crédito Agrícola.
Mais do que uma feira agroalimentar trata-se de um projecto transversal a toda a fileira, que promove a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos da fileira, a excelência dos produtos, da tradição aliada à inovação e do genuíno português. É um reflexo sobre o país luso, com todas as suas regiões, características, potencialidades e raízes.
O certame irá apresentar-se em dois grandes espaços de exposição:
Portugal Agro Negócio, em duas áreas: Espaço de Exposição de produtos e serviços para a fileira agro, máquinas, equipamentos, serviços e tecnologias, e mostra de raças autóctones; Grandes Eventos Técnicos (Agro Business) – direcionados aos profissionais nacionais e estrangeiros e ações específicas de B2B e networking para potenciar a vinda de compradores internacionais.
Portugal Agro Público, com um grande evento para todos os visitantes onde a mostra e venda dos produtos das várias regiões de Portugal será o mote para um excelente convívio.
O espaço do público tem várias áreas: Passeio dos Sabores; Passeio da Horta; Espaço Pedagógico; Gastronomia e Provas; Animação; Degustação, experimentação, venda; Promoção das regiões e dos seus produtos (DOP, DOC, IGP); Divulgação dos vários eventos do sector espalhados pelo país; Áreas de informação e formação com actividades lúdicas; Área de Gastronomia; Zona de Animação / Espetáculos
Um dos grandes factores que contribuem para a potencialidade desta feira é o amplo conjunto de parcerias operacionais que se estabeleceram com entidades regionais, sectoriais e municipais, com vista à promoção das regiões, dos produtos e dos eventos a nível nacional.
A par desta presença maciça de entidades nacionais na feira, o foco na internacionalização empresarial para incrementar a exportação das empresas participantes, com a visita organizada de compradores internacionais e de delegações oficiais de vários países, é também uma das apostas do salão e de desafio ao sector agrícola, por exemplo com a organização do 1.º Fórum Luso Árabe-África.
São várias as jornadas técnicas e eventos, entre as quais se podem salientar o 1.º Leilão de Gado ao vivo realizado na cidade de Lisboa, o 1.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola e a final do 25.º Concurso Chefe Cozinheiro do Ano.
[A revista Frutas e Legumes é media partner do Portugal Agro.]