A cadeia de supermercados Lidl em Portugal está a procurar reforçar o «apoio à produção nacional» e o seu portefólio de produtos de origem nacional. Em comunicado, a empresa refere que este ano, em contexto covid-19, «em Março e Abril, ajudou a exportar cerca de mais 30% de frutas e legumes do que em período homólogo», entre 4 de Fevereiro e 13 de Abril, «ajudou a exportar o equivalente a 21 camiões carregados de laranja do Algarve para a Alemanha» e, em Março, «arrancou com a exportação de limão do Algarve, destinada também ao mercado alemão».
O Lidl afirma que o «apoio à produção nacional» é uma das suas «prioridades» e que «tem vindo a intensificar o seu compromisso, apostando num trabalho de proximidade e relações de verdadeira parceria com produtores e fornecedores portugueses». A empresa indica que trabalha actualmente com 240 fornecedores nacionais, que disponibiliza cerca de 860 produtos portugueses no seu sortido, que pretende «fazer crescer esses números para apoiar a produção nacional» e que, em 2019, «ajudou a exportar 228 produtos nacionais no valor de cerca de 150 milhões de euros, impulsionando as vendas de 85 fornecedores».
Recentemente, o Lidl lançou o projecto “Da minha terra”, que «desafia os pequenos produtores nacionais e regionais a apresentarem as suas empresas, até ao próximo dia 31 de Outubro», nas áreas de “Charcutaria”, “Queijos”, “Doces” e “Bolos Secos”, para avaliação mediante parâmetros específicos. A empresa diz que está a abrir «um canal directo para que mais produtos locais possam estar à venda nas lojas da cadeia» com esta iniciativa, a qual «visa dar continuidade ao apoio aos produtores portugueses, reforçando igualmente o compromisso da empresa com a economia nacional».