A 12 de Julho, o Intermarché, insígnia alimentar do grupo Os Mosqueteiros, inaugurou «o seu primeiro hipermercado em Portugal baseado no conceito de praça e de mercado tradicional, que permite aos clientes uma experiência de compra mais simples e rápida». Este «novo conceito» de hipermercado do Intermarché, como refere a marca em comunicado, foi implementado na loja de Lagos, que aumentou a sua superfície comercial, para 2.500 m2.
O novo conceito «foi inspirado nas zonas de frescos dos mercados tradicionais» e visa «responder de uma forma muito directa, simples e prática às necessidades de cada cliente quando entra na loja». Neste âmbito, o percurso foi dividido em três «missões de compra»: compra imediata (pão, take away, comida dietética, sumos feitos no momento, iogurteria e outros produtos de consumo imediato); compra diária (toda a gama de frescos, como frutas e legumes, peixe, carne); compra semanal (toda a restante gama da loja). As secções das duas primeiras «missões» encontram-se na entrada principal da loja, «para facilitar a experiência de compra».
Nas palavras de Vasco Simões, administrador do Intermarché, o novo conceito «nasce da vontade de termos uma zona de frescos à imagem do mercado tradicional». «Para recriar o ambiente de um mercado tradicional, recorremos ainda a uma mistura de materiais que dão um toque de modernidade e frescura à nova loja e, em paralelo, funcionam como uma forma de comunicarmos alguns dos valores que nos distinguem como a ligação às origens, ao tradicional e a proximidade com os clientes. O Intermarché representa o tradicional da distribuição moderna e esta loja transmite na perfeição este ADN único da insígnia.»
A superfície total da loja de Lagos também cresceu, para 4.000 m2, incluindo mais serviços, como parafarmácia, mercado, serviço drive, florista, take away (com área de sushi, grill, rotisseri) e posto de abastecimento. O espaço comercial inclui também uma loja Fnac e uma loja Burger King.
Em Portugal há mais de 25 anos, a insígnia Intermarché conta com 246 pontos de venda. O plano de expansão 2015-2020, que está em marcha, prevê a abertura de 63 lojas até 2020 e um investimento de 200 milhões de euros, para atingir um parque total de 294 lojas no País, em 2020.