O projecto H2OEfficient 2.0, dedicado à promoção do uso eficiente da água na agricultura e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, realiza no dia 5 de Maio o seu primeiro Dia de Campo dedicado às pomóideas. “Gestão de rega em pomóideas – Microaspersão versus gota-a-gota” é o tema deste evento, que tem início às 9h30 e que decorre numa exploração da Campotec (parceira deste projecto), no Torrão, em Beja.
Segundo a organização, neste Dia de Campo serão analisados os dois sistemas de rega presentes na exploração, assim como a utilização de ferramentas de gestão e monitorização de rega em pomóideas. Pode consultar o programa do evento na imagem em baixo e pode inscrever-se aqui.

O projecto H2OEfficient 2.0 arrancou em 2025, decorre até 2027 e dá continuidade ao projecto H2OEfficient – que também contou com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, teve lugar de 2023 a 2025, desenvolveu iniciativas de promoção do uso eficiente da água, desenrolou-se nas regiões de Alentejo, Ribatejo e Oeste e abrangeu as culturas de tomate para indústria, pomóideas e olival. Nesta nova versão, além das áreas anteriores passa a actuar também no Alentejo Litoral, no Algarve, na Península de Setúbal e em Vila Real e alarga o portefólio de culturas visadas ao amendoal, ao abacate e aos citrinos.