Fundão cria laboratório de testagem e demonstração de tecnologia aplicada à agricultura

O Fundão vai criar um laboratório “agrotech” que se deve afirmar como uma plataforma de testagem e demonstração de tecnologia aplicada à agricultura em contexto real e em articulação com agricultores, anunciou o presidente da Câmara, Paulo Fernandes.

«Criámos um conceito que passa por um centro de demonstração de tecnologia aplicada à agricultura (agrotech), em que estamos a convidar as start-up do sector a testarem as respectivas tecnologias nos campos agrícolas do concelho e nas mais diferentes fileiras produtivas», apontou, citado pela Lusa.

Paulo Fernandes falava no âmbito da assinatura de um protocolo com a empresa Vera Cruz, que instalou uma produção de amêndoas no concelho e que também vai integrar o projecto de criação deste laboratório, disponibilizando os próprios terrenos para a testagem de tecnologia.

Na sessão, o autarca destacou que a condição base do projecto passa pela integração efectiva dos agricultores e produtores.

Segundo explicou, este laboratório não terá um espaço físico distribuído por salas e gabinetes, mas sim os campos e propriedades onde a tecnologia e inovação podem ser testadas, tirando-a de espaços reduzidos ou de simples salas fechadas das universidades e centros tecnológicos.

Lembrando que o concelho conta com produção de amêndoa, cereja, pêssego, queijo, além da componente da pastorícia e de várias culturas tradicionais, Paulo Fernandes também apontou a diversidade de possibilidades para as empresas e para os produtores e agricultores.

Enquanto as empresas terão a oportunidade de desenvolver as respectivas tecnologias em contexto real e de as testarem nos campos e nas culturas a que se destinam, os agricultores podem beneficiar das mais-valias que essa tecnologia introduzirá na respectiva produção.

O autarca espera ainda que as start-up e agricultores possam beneficiar da troca de saber e conhecimento, num diálogo que cruza tecnologia com experiência.

A nível concelhio, as vantagens passam pela possibilidade de criar melhores condições para os empresários das diferentes fileiras e pela possibilidade de, na fase de conclusão dos produtos, poder cativar empresas.

«No futuro, cada uma das inovações pode ser um projecto que poderá atrair investimento», apontou.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional

Notícias relacionadas

1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...
José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...