No início de Julho de 2013, o grupo Frulact vendeu a totalidade da sua participação (de 51%) na Frulact Algérie, Spa – joint-venture criada na Argélia em 2007 – e retirou a sua marca e o suporte técnico de gestão à unidade local instalada neste país. Segundo a Aicep, que comunicou esta decisão da Frulact no fim de Novembro, a empresa portuguesa de preparados à base de fruta para a indústria alimentar (nos segmentos lácteos, bebidas, gelados e pastelaria industrial) pretende reforçar a sua posição nos mercados do Norte de África e Médio Oriente a partir das duas plataformas industriais que detém em Marrocos (Larache) e vai continuar a trabalhar na Argélia.
A Frulact considera que «reforçará assim a sua posição de liderança no mercado argelino, continuando a influenciar o mercado e os consumidores que conhece desde há 15 anos», salientando que as suas duas unidades situadas em Marrocos «são certificadas de acordo com os requisitos internacionais HACCP, ISO, HALLAL, SEDEX, para além da certificação e homologação de várias marcas e indústrias de referência a nível mundial do sector agro-alimentar, incluindo todos os clientes do mercado argelino». Esta decisão tem por base uma estratégia de «optimizar e focalizar os investimentos em três eixos: reforço da produtividade e competitividade, melhorando a cadeia de valor; investimento contínuo nos recursos e meios, capazes de criar e partilhar valor com o cliente, reforçando a imagem da Frulact como referência mundial no sector em Inovação; consolidar a globalização do projecto Frulact, posicionando-se nos mercados geoestratégicos, como demonstram os investimentos na 2.ª unidade de Marrocos (de primeira transformação, 2012) na África do Sul (2012) e nos Estados Unidos da América (2014)».
Fundado em 1987 e com serviços centrais na Maia, o grupo Frulact pretende abrir no fim de 2014 a sua primeira unidade industrial de processamento de fruta nos Estados Unidos, em Rupert, no estado de Idaho. A unidade terá 19.000 m2 de área coberta e a construção terá início no último trimestre de 2013. O projecto prevê a criação de 100 postos de trabalho, «sendo expectável que com o crescimento dos negócios mais colaboradores possam ser contratados», diz João Miranda, presidente e co-fundador do grupo.
O grupo emprega 490 colaboradores e espera atingir em 2013 um volume de negócios consolidado de 105 milhões de euros. A Frulact tem unidades industriais em Portugal, França, Marrocos e África do Sul.