Entre Janeiro e Maio de 2026, o Food4Sustainability Academy e o programa Grow vão organizar uma série de webinars dedicada à agricultura regenerativa e aos sistemas alimentares sustentáveis. Segundo a organização, «nesta série, especialistas em microbiologia, tecnologias agrícolas e sustentabilidade irão explorar soluções práticas e inovadoras que promovem a saúde do solo, aumentam a produtividade das culturas e incentivam práticas agrícolas resilientes e regenerativas».
O programa desta série vai incidir sobre cinco temas principais, um por mês, com vários webinars por cada tema, em inglês, de acesso gratuito e realizados à quinta-feira:
• Janeiro (ciclo 1) – “Microbioma do solo: Fundamentos para a produtividade agrícola”;
• Fevereiro (ciclo 2) – “Biochar: Transformar calor em aliados do carbono”;
• Março (ciclo 3) – “Agricultura em ambiente controlado: Biocircuitos regenerativos para a alimentação”;
• Abril (ciclo 4) – “Gestão digital de rebanhos: Economia e ecologia em pastoreio regenerativo”;
• Maio (ciclo 5) – “Novas tendências na UE: Capital natural e sistemas alimentares regenerativos”.

O primeiro webinar terá lugar a 15 de Janeiro, entre as 16h00 e as 17h30 (hora de Portugal), sendo subordinado ao tema “Microbial diversity: Soil engineers of fertility”. Este webinar «abordará a importância do microbioma do solo como base para a produtividade agrícola, apresentando abordagens científicas e práticas para integrar o microbioma como ferramenta estratégica na gestão do solo», explica a organização.
Dando seguimento ao ciclo, os outros webinars de Janeiro vão falar sobre “Microbiome insights: Smart tools for soil decisions” (a 22 de Janeiro) e “Living soil reloaded: Inoculation, allies & acceleration” (a 29 de Janeiro). As inscrições para o primeiro ciclo de webinars já estão abertas e podem ser efectuadas aqui.

Os outros ciclos desta série «irão explorar o biochar, a agricultura em ambiente controlado de última geração, a digitalização em pastoreio regenerativo e a valorização do capital natural europeu, proporcionando uma visão completa das tendências e inovações na agricultura sustentável», refere a organização. O Food4Sustainability Academy e o programa Grow salientam ainda que esta série formativa «promove conhecimento, inovação e a transição para práticas agrícolas mais resilientes».
Pode obter mais informação sobre esta iniciativa aqui.