Estudo avalia relação entre a origem da maçã e a compra

Investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro realizaram um estudo para avaliar a disposição dos consumidores portugueses de pagar por maçãs de variedades tradicionais, aplicando metodologias de economia experimental. A investigação durou cerca de três anos, teve apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Na experiência, procurou-se indagar a preferência dos consumidores face a três variedades nacionais (Malápio da Serra, Bravo e Pêro Pipo) e três estrangeiras (Fuji, Golden Delicious e Starking), todas produzidas em Portugal. Em paralelo, foi analisada a importância da origem da variedade na escolha de maçãs. Embora os consumidores portugueses tenham uma preferência genérica pelas variedades tradicionais de maçãs, numa situação real de compra a aparência parece sobrepôr-se à origem como o atributo mais importante na decisão.

Na mais recente edição da revista Frutas e Legumes, a 143, fique a saber mais sobre os resultados deste estudo.  

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Foto Salad Greenhouse (1)
António Gomes sucede a Sérgio Ferreira na presidência da Porbatata
Magos IS
Ovibeja: Magos organiza Colóquio "Regadio em Olival e Amendoal - Presente e Futuro"
ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro

Notícias relacionadas

Foto Salad Greenhouse (1)
António Gomes sucede a Sérgio Ferreira na presidência da Porbatata
António Gomes regressa à presidência da Porbatata – Associação da Batata de...
Magos IS
Ovibeja: Magos organiza Colóquio "Regadio em Olival e Amendoal - Presente e Futuro"
A Magos SA, na sua missão de partilha de conhecimento para uma agricultura de...
ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...