DS Smith anuncia resultados da optimização do packaging

A empresa de soluções de embalagem em cartão DS Smith anunciou que, «graças à sua aposta no design circular e na optimização do seu packaging, eliminou 20.000 toneladas de matérias-primas do ciclo de fornecimento», o que significa que, «no último ano, foram retiradas de circulação o equivalente a 238 milhões de caixas». A DS Smith refere também que, graças aos seus novos designs de packaging sustentável, «conseguiu reduzir o número de transportes necessários para a entrega de produtos, eliminando mais de dois milhões de viagens», o que possibilitou «uma redução de cerca de 32.000 toneladas de CO2 resultantes dessas deslocações».

Em comunicado, a empresa explica que o processo de optimização do packaging começa com a aplicação dos seus ‘Princípios de Design Circular’, desenvolvidos em conjunto com a Fundação Ellen MacArthur e «centrados não só em facilitar a reciclagem, como também em evitar a produção de resíduos, prolongar a vida útil dos produtos e materiais e contribuir para a protecção do ambiente». Segundo o comunicado, «a optimização dos processos de fabrico significa um melhor desempenho em toda a produção de packaging da DS Smith, que totaliza 17.000 milhões de caixas por ano», sendo que «o desempenho continua a ser um requisito fundamental na cadeia de fornecimento do e-commerce».

Através do processo de testes aplicado, que «reproduz as quedas, impactos, choques, esmagamentos e abanões do transporte», «o packaging optimizado demonstra oferecer os mesmos níveis de protecção, ou até mesmo superiores, do que o standard», afirma a DS Smith. A empresa indica também que, como parte da sua estratégia de sustentabilidade ‘Now and Next’, lançada recentemente, se comprometeu «a proteger os recursos naturais, tirando o máximo proveito de cada fibra e reduzindo os resíduos e a poluição através de soluções circulares, o que inclui retirar 250.000 camiões das estradas».

Para a DS Smith, o sistema de trabalho focado na optimização «é agora ainda mais relevante», com a aproximação do período natalício, época alta do e-commerce, realçando que, «graças às novas medidas» que implementou, «os clientes que optarem por packaging sustentável assistirão a uma redução das emissões de CO2 nas suas cadeias de fornecimento». «Na DS Smith, estamos empenhados em contribuir para a economia circular, e para impulsioná-la utilizamos o nosso expertise em inovação do packaging. A nossa capacidade de proporcionar os mais altos níveis de desempenho, através de um melhor desenvolvimento, resultou num impacto ambiental tangível. Quer se trate de reduzir as emissões de carbono das cadeias de fornecimento ou de proporcionar processos de reciclagem de circuito fechado, continuaremos a desenvolver soluções circulares adequadas ao mundo em constante mudança no qual vivemos», comenta Alex Manisty, Head of Strategy da empresa.

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