Ficou on-line em Fevereiro o portal do Código de Boas Práticas na Cadeia Agro-alimentar. Este portal visa operacionalizar o Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agro-alimentar (CBPC), estabelecido no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar (Parca).
No portal, afirma-se que o CBPC «é o resultado de um compromisso entre seis grupos de interesses a nível nacional, representativos de todos os elos da cadeia agro-alimentar»: Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri). Este código «tem como objectivo a melhoria do relacionamento comercial entre agentes económicos, fundamental para assegurar um desejável equilíbrio e cooperação entre as partes, não apenas em defesa dos seus interesses, mas também em defesa dos interesses dos consumidores» e «visa também assegurar que a resolução de litígios seja abordada de forma leal e transparente, através da criação de um mecanismo eficaz de resolução de litígios entre as associadas das partes subscritoras».
Neste âmbito, é endereçado o convite para que todos os agentes económicos adiram ao código, através do portal. A adesão ao Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agro-alimentar é voluntária e gratuita.