Bosch e Bayer com projecto pioneiro para aplicação inteligente de herbicidas

A Bosch e a Bayer uniram-se numa parceria de investigação que terá a duração de três anos e que lhes irá permitir desenvolver uma tecnologia de spray inteligente, tornando a utilização de pesticidas mais eficiente.

«A utilização inteligente de spray limpa de forma sustentável os campos. Não só protege a colheita, mas também o meio ambiente», afirma Markus Heyn, membro do conselho de Administração da Bosch.

Numa nota à imprensa, explica-se que nos campos, culturas como a do milho e do trigo competem com as ervas por água, nutrientes e um lugar ao sol. O resultado: colheitas mais pobres. A utilização em larga escala de herbicidas é, por norma, a única solução para combater de forma eficiente estas plantas indesejadas, apesar das ervas não crescerem de forma uniforme por todo o campo. O resultado são colheitas e solos aráveis polvilhados com pesticidas, o que pode ser mau para o ambiente.

«Em conjunto com a Bosch, queremos inovar combinando diferentes tecnologias. O nosso objectivo é que os herbicidas sejam utilizados apenas onde são realmente necessários», refere Tobias Menne, responsável pela agricultura digital na Bayer.

Segundo os promotores deste projecto, «o que o torna este sistema diferente de outros no mercado é que os outros apenas promovem a ‘detecção verde’ e não conseguem distinguir entre colheitas e ervas».

O método assenta no seguinte: «antes de os agricultores se dirigirem aos campos, um ‘gestor digital das plantações’ ajuda-os a analisar a situação e recomenda o melhor momento para tratar das ervas. Numa única fase, as ervas são identificadas de forma precisa e o pesticida é pulverizado num único processo à medida que atravessa o campo. Múltiplas câmaras espalhadas por toda a largura do pulverizador captam séries contínuas de imagens, identificando as diferentes ervas e permitindo que o tratamento seja definido e optimizado. Enquanto o aspersor das colheitas percorre o campo, o herbicida é pulverizado na quantidade necessária e misturado utilizando os parâmetros apropriados de aplicação. Assim, as ervas relevantes são atingidas, deixando intactas áreas sem ervas. Tudo isto ocorre a uma velocidade estrondosa – milissegundos, mais precisamente.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...