Aumentos de 20% na produtividade da maçã, pêra e pêssego

Nos pomares, estimam-se aumentos de 20% na produtividade da maçã, pêra e pêssego, em contraponto à «má campanha» do ano passado. Esta é uma das conclusões do Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulgou hoje as previsões agrícolas, em 31 de Julho.

Os dados apontam para uma quebra de cerca de 20% na produção de cereais de outono/inverno – «consequência das condições adversas (temperaturas muito elevadas e baixos teores de humidade do solo) em que decorreram grande parte do ciclo cultural» -, mas adivinham-se resultados positivos não apenas para os pomares, como para o tomate, a vinha e a batata de regadio.

No tomate para a indústria, as perspectivas apontadas são de «uma boa campanha», prevendo o INE um aumento da produtividade, que deverá rondar as 94 toneladas por hectare, ou seja, mais 5% face a 2016.

As vinhas também apresentam um avanço de desenvolvimento de duas semanas e, «apesar de algumas manifestarem sintomas de ‘stress’ hídrico, prevê-se um aumento no rendimento unitário de 10% face à vindima anterior».

Também na batata de regadio esperam-se aumentos no rendimento unitário, com uma subida de 10% na comparação com a anterior campanha.

Quanto ao arroz e ao girassol, a expcetativa é de manutenção das produtividades alcançadas em 2016.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...