A Asfertglobal anunciou o lançamento do bioinsecticida Kiplant BT-Kure, direccionado para o controlo de insectos lepidópteros. Segundo a empresa, é um produto «especialmente desenvolvido para o controlo eficaz de pragas como lagartas, traça da uva e bichado da fruta», está «autorizado para comercialização em Portugal e Espanha», tem «autorização para aplicação em mais de 50 culturas (incluindo vinha, fruteiras, hortícolas e olival)» e está «recomendado para Programas de Produção Integrada e para Modo de Produção Biológico».
A Asfertglobal indica que a «diferenciação» do Kiplant BT-Kure «assenta na tecnologia de fermentação e formulação de última geração, que incorpora a estirpe exclusiva de Bacillus thuringiensis – PB54, estável e altamente eficaz – e assegura uma concentração elevada e equilibrada de protoxinas CRY e VIP, traduzindo-se numa capacidade insecticida de largo espectro e desempenho consistente, mesmo em condições adversas». Acresce a isto que «a incorporação de protectores ultravioleta na formulação protege os componentes activos da degradação provocada pela radiação solar, prolongando a persistência e eficácia do produto após a aplicação».
A empresa explica que «o modo de acção, por ingestão, leva à activação de toxinas que paralisam o aparelho digestivo das lagartas, impedindo a sua alimentação e promovendo a eliminação da praga», acrescentando que «a elevada palatabilidade da formulação favorece uma acção rápida, eficaz e selectiva, sem impactar organismos benéficos». De acordo com a Asfertglobal, este novo produto «destaca-se pela elevada selectividade e compatibilidade com insectos auxiliares e feromonas, permitindo uma protecção integrada e equilibrada das culturas».
A empresa afirma também que o novo bioinsecticida «representa uma solução segura e tecnicamente robusta para uma protecção sustentável» e que o lançamento do Kiplant BT-Kure «reforça» a sua estratégia de «disponibilizar soluções inovadoras e sustentáveis, alinhadas com os desafios do sector agrícola e as crescentes exigências regulatórias». A Asfertglobal salienta ainda que continua a expandir o seu portefólio de soluções biotecnológicas e que «o nosso compromisso é fornecer aos agricultores ferramentas eficazes, que garantam produtividade, segurança alimentar e respeito pelo meio ambiente».
