Agricultura pode ajudar a combater o aquecimento global

Um grupo de cientistas propõe-se a criar soluções para mitigar as alterações climáticas no âmbito da actividade agrícola, sem comprometer a segurança alimentar. De 16 a 18 de Março de 2015, mais de 700 elementos da comunidade científica, organizações, associações de produtores e organizações não-governamentais de 75 países encontraram-se em Montpellier, França, na Conferência Global de Ciência, para falar sobre a Agricultura Inteligente face ao Clima (CSA).

Para preservar o ambiente sem comprometer a segurança alimentar, os cientistas consideram que é necessário: envolver todos os elementos da sociedade; reduzir a barreira entre ciência e política; e encorajar o contacto entre os agricultores e os cientistas, para que «as transições necessárias ao nível da actividade agrícola sejam implementadas tendo em conta os desafios dos próximos anos», diz a organização.

O encontro visou definir agendas de investigação globais e regionais que promovam o cumprimento destes objectivos. «Falhar em alcançá-los reduziria ainda mais a segurança alimentar e degradaria o clima», comentou Jean-François Soussana, director científico para o ambiente no Instituto Nacional para a Pesquisa Agronómica (INRA) e presidente do comité científico da conferência.

Na conferência, o ministro da Agricultura, Alimentação e Floresta francês, Stéphane Le Foll, anunciou que o país vai subsidiar um projecto de investigação internacional que se debruçará sobre a degradação dos solos e o processo de sequestro de carbono no solo.

A CSA gira em torno de três pilares: a adaptação, a mitigação e a segurança alimentar. O conceito foi lançado em 2010 de modo a mobilizar cientistas e a comunidade em geral para o impacto que as alterações climáticas têm na agricultura. Os cientistas pretendem identificar quais são as questões que serão centrais dentro de duas décadas, de modo a dedicar-lhes mais atenção e procurar que se invista na pesquisa de soluções.

Actualmente, 87 organizações, países, empresas e associações fazem parte da Aliança Global para a CSA – grupo cujo objectivo é possibilitar que cerca de 500 milhões de agricultores no mundo inteiro pratique este tipo de agricultura. Nem Portugal, nem qualquer entidade de nacionalidade portuguesa fazem parte desta lista.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...