Agricultura é um sector de conhecimento

A Fnac do Chiado, em Lisboa, viveu um final de tarde animado no dia 30 de Abril. Agricultores, investigadores e grande distribuição juntaram-se na primeira edição das Tertúlias Agronómicas, promovidas pela Frutas, Legumes e Flores (FLF).

O público em geral congratulava-se por ver a agricultura discutida num espaço pouco habitual, enquanto João Afonso nos brindava com três temas. Verdes são os campos, Que amor não me engana e Aqui em baixo foram as canções que deram início ao «debate franco de ideias», como disse João Pereira, director da FLF.

Augusto Mateus foi um dos convidados da sessão. O economista referiu que «mais do que atrair população para o interior do País, é preciso existir um povoamento equilibrado». Na sua intervenção comentou ainda que a agricultura e o agro-alimentar são os sectores «que lideram a economia do conhecimento. Já não se faz vinho a pisar a uva. Há muito conhecimento».

O presidente da Jerónimo Martins Agro-alimentar, António Serrano, alertou para os investimento feitos na agricultura. Após um período em que a agricultura «foi desvalorizada» agora voltam-se muito jovens para este sector mas «é preciso ter em atenção que este é um sector de investimento». «Só resiste aquele que vier com a perspectiva de ficar na agricultura».

E se quando esse é o caso, em Idanha-a-Nova «há um mundo de oportunidades», sublinhou Armindo Jacinto, presidente daquele município beirão.

A última cadeia da agricultura é a comercialização dos produtos. Aqui a organização de produtores (OP) é essencial. Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh  – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, comentou que «sem uma OP e associativismo não temos dimensão para conquistar o mercado». Manuel Évora sublinhou ainda que os ingredientes nacionais na receita de sucesso das exportações de frutas e legumes (em 2014 o sector exportou 1100 milhões de euros) são, entre outros,  a «segurança alimentar e a cor, aroma e sabor do que é produzido em Portugal».

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...