Agricultores queixam-se de quebra na produção de castanha

Os agricultores da Serra da Padrela, distrito de Vila Real, queixam-se de «quebras brutais» na produção de castanha devido ao clima atípico. Uma situação que preocupa muitas famílias que obtém desta produção a única fonte de rendimento.

Os produtores falam de um «cenário desolador» que afetou principalmente as zonas mais altas e frias da região. A causa está no clima instável que se sentiu neste verão, com dias frios e de nevoeiro, intercalados com calor.

«A situação está complicada. Não há castanha. Nós praticamente só vivemos da castanha e temos esta calamidade», afirmou aos jornalistas António Maia, 66 anos e agricultor de Vilarinho do Monte, na freguesia de São João da Corveira (Valpaços).

No ano passado, acrescentou, colheu cerca de «20 mil euros de castanha e este ano se fizer mil euros de castanha já é muito».

Ao seu lado, dezenas de outros produtores queixam-se também de «quebras brutais», na ordem dos 90%”.

«Na parte mais fria temos situações de perda de 100% na produção», afirmou o presidente da junta de São João da Corveira, Hernâni Sousa.

A Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela estende-se por cinco mil hectares, estendendo-se por freguesias de Valpaços, Chaves, Murça e Vila Pouca de Aguiar.

Nesta zona, segundo o autarca, a produção média anual de castanha ronda os «cerca de 10 milhões de quilos de castanha» o que representa um volume de negócios de vários milhões de euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...