ADP lança fertilizante azotado

ADP Nergetic Dynamic S+ (DS+) é um novo adubo azotado de cobertura «exclusivo», com azoto nítrico e amoniacal, enxofre, cálcio e boro, «totalmente protegidos». O novo produto da ADP Fertilizantes foi lançado em Novembro, com eventos em Espanha (nos dias 5 e 16, em Almagro e Burgos, respectivamente) e em Portugal (28 e 30, no Porto e em Montemor-o-Novo, respectivamente), em que estiveram presentes clientes e técnicos da empresa, segundo comunicado da ADP Fertilizantes.

Nestes eventos, o director comercial da ADP Fertilizantes foi o responsável pelo enquadramento do novo produto no mercado nacional e internacional. António Santana Fernandes referiu que «há uma forte tendência de crescimento da procura de produtos azotados protegidos e combinados com enxofre», que «a ADP Fertilizantes deseja ocupar parte significativa deste mercado» e que «esta é a única solução no mercado com todos os nutrientes protegidos».

João Castro Pinto, responsável pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento da ADP Fertilizantes (à direita na foto de abertura, com António Santana Fernandes), falou sobre as características e especificidades do novo adubo, destacando a tecnologia de granulação e a tecnologia C-PRO, baseada num polímero biodegradável com propriedades hidrofílicas, que «regula a libertação de todos os nutrientes, permitindo a sua absorção pelas plantas e evitando perdas, em especial por lixiviação».

Henrique Ribeiro, professor do Instituto Superior de Agronomia (na foto em baixo), foi convidado para proferir uma comunicação sobre a importância da adubação com azoto e enxofre nas sessões realizadas em Portugal. O especialista destacou que o aspecto mais emergente relativamente ao azoto é «a necessidade de aumentar a sua eficiência de utilização, em resultado das elevadas perdas existentes», e para tal, a importância do «uso de tecnologias de protecção no fabrico dos adubos». Relativamente ao enxofre, a questão actual é «o aumento da frequência de carências de enxofre nas culturas, em consequência da diminuição da disponibilidade deste nutriente no solo, sendo crescente a necessidade de fertilizar com enxofre». Por fim, Henrique Ribeiro destacou a acentuada sinergia entre o azoto e o enxofre, indicando que «este nutriente potencia o efeito do azoto sobre o aumento de produção das culturas».

Prof. Henrique Ribeiro1

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas

Notícias relacionadas

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
“Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente” é uma unidade do Continente...
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas
Na sequência da reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da...
Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...