Dia de campo em Monforte mostra inovação em olival e amendoal

A Cersul, Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, realizou a 21 de Abril um dia de campo em Monforte, com cerca de 150 participantes. O dia de campo decorreu na Herdade da Torre das Figueiras, exploração agrícola de José Maria Falcão, director da Cersul.

DL0A0030a

Segundo refere a Cersul em comunicado, esta exploração «demonstra como a diversificação cultural e a venda da produção via organizações de produtores pode ajudar os agricultores a aumentar a rentabilidade de forma sustentável». «A introdução de novos métodos produtivos – como o super-intensivo – e de técnicas culturais mais amigas do ambiente – como a sementeira directa e a mobilização na zona, o enrelvamento na entrelinha em culturas permanentes e o uso de sondas de monitorização da humidade do solo na gestão da rega – permitiram aumentar a produtividade e reduzir custos na exploração», afirma a Cersul.

DL0A0223a

As quatro empresas geridas por José Maria Falcão e sua família compreendem, no total, cerca de 2.000 hectares (ha). Destes, 330 ha são de olival intensivo e super-intensivo (neste último caso, também com as variedades portuguesas de azeitona Galega e Cobrançosa), 12 ha são de olival tradicional, 67 ha são de amendoal super-intensivo e 10 ha são de romã em sistema intensivo.

DL0A9747a

Nos últimos 15 anos, este agricultor investiu cerca de cinco milhões de euros para diversificar a produção nesta exploração, antes dedicada em exclusivo à produção de cereais, forragens e gado bovino. A falta de disponibilidade de água de regadios públicos no concelho de Monforte obriga a elevados custos de bombagem e a uma atenção redobrada na gestão da rega. A estratégia de comercialização de José Maria Falcão passa por vender toda a produção via organizações de produtores: Cersul (cereais), Elipec e Carne Alentejana (bovinos), Alentejanices com Tomate e Azeitonices.

DL0A9849a

Esta foi a segunda de três iniciativas dedicadas ao tema “Competitividade do amendoal e do olival”. A primeira foi um colóquio realizado em Elvas, em Fevereiro. Depois do Verão vai ter lugar a última iniciativa: um colóquio de encerramento.

DL0A9937a

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...