A segunda edição do Congresso Mundial do Azeite (OOWC – Olive Oil World Congress) vai ser realizada em Lisboa no ano de 2026. O anúncio foi feito durante a Expoliva (certame que decorre em Jaen, Espanha, entre 14 e 16 de Maio), em que a organização do OOWC participou e onde partilhou informações sobre a segunda edição deste evento, que teve a sua estreia em Junho de 2024, em Madrid, Espanha.
Segundo o coordenador geral do OOWC, Ricardo Migueláñez (na fotografia em baixo), o congresso pretende posicionar-se como «o grande ponto de encontro do sector oleícola a nível global» e é um projecto «participativo e aberto», ao qual já aderiram diversas entidades, públicas e privadas. «O OOWC é um projecto que se constrói por todos, desde a base, com uma visão integradora, onde o patrocínio não se limita a uma questão económica, mas representa uma aposta no futuro do sector, com a inovação, a sustentabilidade e a projecção internacional do azeite», referiu na ocasião Ricardo Migueláñez, citado num comunicado da OOWC.

A organização do evento tem já em curso um plano de divulgação e promoção do congresso e da próxima edição (“On the road to OOWC 2026”), num esforço que já passou pelos Estados Unidos da América e que vai continuar por diferentes geografias até perto da data do Olive Oil World Congress. A organização afirma que o congresso «continua a consolidar a sua presença e identidade como um projecto de referência internacional», sublinhando ainda que «a colaboração entre entidades públicas, privadas, académicas e sociais é o verdadeiro motor de crescimento e visibilidade do sector do azeite no mundo».
