Smart Farm Colab anuncia aprovação dos projectos Observa e Agritech

O Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura (SFColab) anunciou que foi recentemente aprovado o projecto “Observa – Observatório da Agricultura do Oeste por IoT”, que decorre de Fevereiro de 2025 a Janeiro de 2026, que é liderado pelo SFColab e que conta com os parceiros Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veteriária (INIAV) e Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Segundo o SFColab, esta iniciativa («um dos nossos projectos mais inovadores», diz a entidade) «vai criar um sistema inteligente que integra dados agrícolas no âmbito da Agricultura 4.0» e que combina inteligência artificial, sensores e uma rede de estações meteorológicas locais.

Desta forma, o projecto irá permitir «monitorizar o uso do solo e das previsões meteorológicas locais; prever eventos climáticos extremos; antecipar surtos de pragas e doenças; melhorar a eficiência da água e da rega», afirma o SFColab, acrescentando que o conjunto de funcionalidades estará «ao serviço do sector agrícola, autoridades locais e entidades públicas e administrativas» e que o objectivo é «transformar dados em decisões inteligentes para o futuro da agricultura». De acordo com a entidade, o projecto Observa foi recentemente aprovado no concurso IC&DT em IA, Ciência de Dados e Cibersegurança, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no investimento “Ciência mais digital”.

O SFColab anunciou igualmente que integra o também recentemente aprovado projecto europeu Agritech, com apoio financeiro da União Europeia, via Feder, através do Programa Interreg Sudoe. A entidade refere que esta iniciativa visa «acelerar o processo de digitalização nas explorações agrícolas de regiões-chave de Portugal, Espanha e França, onde a agricultura representa uma parte significativa do PIB regional».

«Através de uma colaboração inter-regional, serão desenvolvidos seis pilotos com base na estratégia comum AgriDemoLab, que acompanhará todo o processo de transição digital. Os dados recolhidos antes, durante e após a implementação irão gerar conhecimento valioso sobre o impacto real da digitalização — incentivando outras organizações a seguir o mesmo caminho», indica o SFColab. O consórcio desta iniciativa é composto por parceiros como Conetic (entidade líder), Aertic La Rioja, Agropolis International, Andalucía Marca Digital, Bordeaux Sciences Agro, Cicytex, Inno’Vin, INTIA, ASAJA Málaga e Instituto Politécnico de Leiria.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

IMG-20250326-WA0003
IV Congresso Portugal Nuts decorre a 21 de Maio em Beja
Observa1
Smart Farm Colab anuncia aprovação dos projectos Observa e Agritech
1a
Dia do Agricultor no Pólo de Elvas do INIAV a 20 de Maio

Notícias relacionadas

IMG-20250326-WA0003
IV Congresso Portugal Nuts decorre a 21 de Maio em Beja
O Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, acolhe a 21 de Maio o IV Congresso Portugal...
1a
Dia do Agricultor no Pólo de Elvas do INIAV a 20 de Maio
A edição de 2025 do Dia do Agricultor irá ter lugar no dia 20 de Maio no Pólo...
2a
Projecto QuantiFarm lança plataforma educativa
No âmbito do projecto QuantiFarm, financiado pelo programa Horizonte Europa...
1a
Bragança acolhe I Encontro dos Agentes da Cadeia de Valores dos Cereais Tradicionais
A Escola Superior Agrária de Bragança vai ser palco amanhã, 14 de Maio, a partir...