Syngenta ajuda agricultores a serem sustentáveis

Os agricultores da freguesia da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vão ter à disposição, na próxima campanha agrícola, um Centro de Lavagem de Pulverizadores, para recolha e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos. Segundo a Syngenta, o sistema Héliosec, fornecido pela empresa, ajudará os agricultores a proteger o ambiente e a manterem-se seguros.

A instalação do sistema Héliosec resulta de uma parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia da Cordinhã e a Syngenta e deverá beneficiar cerca de 210 agricultores desta freguesia, onde existe a maior mancha de vinhas da Bairrada.

Trata-se do primeiro Centro de Lavagem de Pulverizadores de uso comunitário em Portugal.

Heliosec-Syngenta

A primeira pedra do projecto foi lançada na sexta-feira, 29 de Junho, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que se deslocou à Cordinhã para conhecer a iniciativa.

«Trata-se de uma obra relevante que demonstra a visão estratégica desta autarquia para uma área tão sensível como é o Ambiente e deve motivar outros autarcas do País a realizar investimentos semelhantes», afirmou o governante.

«A Junta de Freguesia da Cordinhã preocupa-se com a protecção do ambiente e o bem-estar da sua população. Instalando o sistema Héliosec da Syngenta ajudaremos os nossos agricultores a cumprir uma exigência legal – tratamento e encaminhamento correcto de resíduos – e garantimos a sustentabilidade da viticultura da Bairrada», afirma Pedro Carrana, presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, sublinhando que este é «um projeto win-win para todas as partes envolvidas».

O Héliosec funciona por desidratação natural através do vento e da temperatura e elimina definitivamente os restos de calda e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores. O sistema é composto por um tanque em polietileno com cobertura, que é montado sobre uma base de cimento. Os efluentes desidratam até à obtenção de um extracto seco, que fica depositado no filme do Héliosec.

A recolha dos resíduos é assegurada pela Syngenta.

A Syngenta dará formação aos agricultores sobre o uso do sistema, bem como sobre a correcta utilização dos produtos fitofarmacêuticos, calibração e regulação dos equipamentos de aplicação.

Esta acção enquadra-se no âmbito do The Good Growth Plan, o compromisso da Syngenta a nível mundial para tornar as culturas agrícolas mais eficientes, respeitando o ambiente e as pessoas. Em Portugal, a Syngenta já formou mais de 4.500 agricultores sobre Boas Práticas relacionadas com o uso de produtos fitofarmacêuticos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura

Notícias relacionadas

1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
O Ministério da Agricultura e Pescas do XXIV Governo Constitucional conta com...
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...