Syngenta lança fungicida Ampexio para controlo do míldio da videira

A Syngenta apresentou a 1 de Março o Ampexio, produto destinado ao controlo do míldio da videira. Este lançamento decorreu no Aliança Underground Museum – um espaço expositivo situado nas caves da Aliança Vinhos de Portugal, propriedade da Bacalhoa Vinhos –, em Sangalhos, na região da Bairrada, num evento que contou com cerca de 115 convidados, «entre equipas técnicas/comerciais de distribuidores Syngenta de todo o País e grandes viticultores da região».

Segundo a Syngenta, «o Ampexio é eficaz no controlo do míldio nas folhas e nos cachos e deve ser posicionado preventivamente, desde a fase de cachos visíveis até ao fecho dos cachos. Estão autorizadas três aplicações do produto por campanha, à dose máxima de 500 g/hl, com intervalo de 10 a 12 dias entre aplicações». A empresa informa que o produto está já disponível em embalagens de 4 kg e que «deverá em breve ser lançado também em embalagens de 50 g, adequadas para a pequena exploração agrícola».

A Syngenta afirma que o Ampexio «faz parte de uma nova geração fungicida sinérgica e sustentável para controlo do míldio da videira». A vertente “sinérgica” resulta de integrar na sua formulação «duas substância activas – a mandipropamida e a zoxamida – que têm forte interacção positiva no controlo dos fungos oomicetas (responsáveis por algumas das doenças mais destrutivas das culturas agrícolas, nomeadamente o míldio), potenciada pela formulação WG (grânulos dispersíveis em água), que proporciona uma utilização fácil e segura para o aplicador e o ambiente».

«O facto de a mandipropamida estar homologada em quase todo o mundo é uma vantagem para os vitivinicultores exportadores, uma vez que os principais países importadores de vinho autorizam o uso desta substância activa, devido ao seu perfil toxicológico favorável e porque não deixa resíduos nos vinhos», explicou Odanil Campos Leite, gestor global da mandipropamida na Syngenta. A substância activa mandipropamida foi desenvolvida pela Syngenta e faz parte da formulação de vários produtos da gama da empresa para controlo de fungos em vinha, hortícolas e fruteiras. A Syngenta esclarece que «os fungicidas à base de mandipropamida estão presentes em mais de 100 países, nomeadamente, na União Europeia, onde esta substância activa está autorizada para uso até 2026».

A vertente “sustentável” da nova geração fungicida para controlo do míldio da videira ocorre porque «o Ampexio não contém na sua formulação fungicidas com modo de acção multi-sítio (substâncias activas a aguardar a finalização do processo de re-registo europeu) e pode ser usado a menor dose do que os anti-míldios convencionais». A isto acresce que o Ampexio «demonstrou ter elevada selectividade para a cultura da vinha e não produzir alterações na maturação das uvas, nem na fermentação ou na qualidade dos vinhos, durante oito anos de ensaios, realizados numa vasta gama de castas de uvas, em diversos países da Europa, incluindo Portugal».

Lançamento AMPEXIO � Aliança Underground Museum, Syngenta.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas

Notícias relacionadas

FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...
1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
O Ministério da Agricultura e Pescas do XXIV Governo Constitucional conta com...
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...