Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo promove o evento Sustainability4OliveOil

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), liderado pela Olivum em parceira com a Universidade de Évora, convidou um painel de key note speakers internacionais para marcarem presença no evento Sustainability4OliveOil, que se realiza no próximo dia 16 de Maio, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Com cerca de um ano de existência, o PSAA nasceu com o objectivo de consolidar e optimizar o desempenho do sector olivícola, que se encontra em pleno crescimento, reforçando o seu papel no ambiente, na economia, na sociedade e na cultura da região do Alentejo e de Portugal.

Caracterizado pela constante partilha de conhecimento, o PSAA pretende continuar a promover debates multidisciplinares sobre a sustentabilidade do azeite e criar novas ideias para uma investigação inovadora. Para isso, convidou um «conjunto de oradores especialistas em olivicultura e azeite que, com a sua expertise e perspectivas diferentes e complementares, reforçarão a capacidade do projecto em atingir o objectivo com o qual se comprometeu».

Com início pelas 9h00, o evento Sustainability4OliveOil contará com dois distintos painéis. Ao longo da primeira sessão, orientada pela professora Maria Raquel Lucas, coordenadora da equipa da Universidade de Évora, três key note speakers farão as suas intervenções.

A professora Adele Finco, da Università Politecnica delle Marche (Itália), fará uma apresentação sobre sustentabilidade e competitividade da cadeia de valor do azeite virgem extra, contando, de seguida, com o professor Davide Neri, também da Università Politecnica delle Marche, que abordará a arquitetura da oliveira e a poda em olivais modernos.

Este painel será encerrado pelo professor Francesco Montanari, especialista em direito agroalimentar e director dos Assuntos Jurídicos e Regulamentares da Arcadia International.

A segunda sessão será de debate, moderado pelo jornalista Alexandre Brito, com os contributos da professora Adele Finco (Università Politecnica delle Marche), professor Davide Neri (Università Politecnica delle Marche), Giuseppe Colantoni (Agrónomo na UNIVPM e Consultor) e Luis Vaz Freire (Co-fundador e gestor da CERTIS – Controlo e Certificação Lda).

«Num contexto de crescimento singular e exponencial do sector olivícola da região, o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo tem vido a ser desenvolvido na óptica de cocriação, envolvendo o conhecimento da academia e a sua partilha e validação com os agentes económicos e dirigentes associativos», remata a organização.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

fogo1a-1
Pomares com mais de 50% das plantas com fogo bacteriano terão de ser destruídos
nutrifield 1
European Road Show 2025: Lisboa reuniu especialistas europeus para debate sobre futuro da agricultura 
nuts-1118233_1280
Évora recebe o IV Balanço da Campanha dos Frutos Secos 2025

Notícias relacionadas

fogo1a-1
Pomares com mais de 50% das plantas com fogo bacteriano terão de ser destruídos
Os produtores que tiverem mais de 50% das plantas com sintomas de fogo bacteriano...
nutrifield 1
European Road Show 2025: Lisboa reuniu especialistas europeus para debate sobre futuro da agricultura 
Lisboa foi o local escolhido para receber, nos dias 15, 16 e 17 de Outubro,...
nuts-1118233_1280
Évora recebe o IV Balanço da Campanha dos Frutos Secos 2025
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em colaboração...
Science_Top_Employer_2025_Raw_Image
Grupo Syngenta é nomeado Melhor Empregador Agrícola pela revista Science pelo 9º ano consecutivo
O Grupo Syngenta foi mais uma vez nomeado Melhor Empregador Agrícola mundial...