A 22 de Janeiro, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal marcou presença na Gala dos Prémios Nacionais da Batata, em Medina del Campo, Espanha, organizada pela publicação espanhola Revista Campo, juntamente com uma delegação portuguesa de cerca de 30 representantes de empresas, maioritariamente associados da Porbatata. No evento, foi atribuído a Portugal «um prémio de reconhecimento enquanto País Convidado, num gesto simbólico que reforça a estreita ligação e a cooperação estratégica entre os sectores da batata português e espanhol», refere a Porbatata.

Em comunicado, a associação indica que a distinção foi atribuída à Porbatata «enquanto entidade representativa de toda a fileira da batata em Portugal, reconhecendo o papel do país como parceiro natural e estratégico de Espanha neste sector agrícola fundamental, tanto ao nível da produção como da indústria, comércio e inovação». A associação afirma que recebeu esta distinção «com orgulho e sentido de responsabilidade, sublinhando que o reconhecimento é extensível a toda a fileira nacional da batata, que diariamente contribui para a competitividade e sustentabilidade do sector».
A Porbatata realça que a dimensão da comitiva portuguesa que participou neste evento (na foto em baixo) reflectiu «a relevância do momento e o forte envolvimento do sector nacional». Segundo a associação, o programa desta iniciativa teve início com visitas técnicas à fábrica da Meléndez e à unidade industrial da Europe Snacks, «proporcionando um contacto directo com realidades industriais de referência no panorama agroalimentar espanhol».

À noite teve lugar a Gala dos Prémios Nacionais da Batata, durante a qual foram atribuídos os III Premios Nacionales de la Patata, sendo que a Gala decorreu «num ambiente de forte reconhecimento institucional e sectorial», tendo Portugal sido «destacado enquanto País Convidado», assinala a Porbatata. A associação salienta que «a entrega do prémio simbolizou não apenas a distinção honorífica, mas também a valorização das relações comerciais, técnicas e institucionais entre Portugal e Espanha, num sector marcado pela interdependência, complementaridade e desafios comuns».
A Porbatata diz ainda que «este momento reforça a importância da cooperação ibérica e do diálogo contínuo entre os dois países, num contexto europeu exigente, onde a batata assume um papel central na segurança alimentar, na inovação agrícola e na valorização dos territórios rurais». A Gala de los Premios Nacionales de la Patata contou com cerca de 500 participantes.
