A 4.ª edição da Lisbon Food Affair (LFA), realizada de 9 a 11 de Fevereiro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, confirmou o seu posicionamento como a principal plataforma profissional do sector alimentar em Portugal, superando os objectivos traçados para esta edição e registando elevados níveis de satisfação entre expositores e visitantes, divulgou a organização.
«Com mais de 200 empresas expositoras, nacionais e internacionais, a edição de 2026 ficou marcada pela forte dinâmica comercial e pela qualidade da procura, reunindo decisores, importadores, distribuidores, compradores internacionais e responsáveis de grupos empresariais de referência, o que permitiu gerar contactos estratégicos e oportunidades concretas de negócio», acrescentam.
A LFA tem vindo, assim, a consolidar de «forma consistente o seu posicionamento no sector, afirmando-se como uma plataforma que responde eficazmente às necessidades do mercado, evolução que se reflete no crescimento sustentado do número de visitantes profissionais ao longo das edições e na crescente relevância do evento junto dos principais players da fileira alimentar».
Carla Borges Pita, gestora da Lisbon Food Affair, faz a avaliação desta 4ª edição: «É um balanço bastante positivo. Fomos auscultando as empresas expositoras ao longo do evento e é com agrado que a maioria sublinha a importância estratégica da feira, enaltecendo sobretudo a qualidade dos visitantes e dos negócios que conseguiram concretizar. Muitas empresas manifestaram desde já a intenção de regressar na próxima edição. Tivemos uma feira com procura e oferta em plena consonância, marcada pela qualidade, profissionalismo e por uma organização que correspondeu às expectativas do sector.»
Os resultados dos inquéritos realizados aos profissionais visitantes do evento evidenciam o impacto e a relevância da LFA no mercado:
• 91% indica que a LFA 2026 correspondeu às suas expectativas;
• 82% considera que o evento é representativo do sector em Portugal;
• 87% entende que a feira contribui para a projecção e crescimento económico do sector;
• 91% tenciona visitar a próxima edição;
• 92% recomenda a visita a outros profissionais.
Estes indicadores «confirmam não apenas a satisfação global dos visitantes, mas também a confiança do mercado na LFA enquanto espaço privilegiado para decisões de compra, identificação de tendências, lançamento de produtos e estabelecimento de parcerias estratégicas».
Promovida pela Fundação AIP, através da Lisboa FCE, a Lisbon Food Affair reforça assim o seu papel como marketplace estratégico e agregador de toda a fileira alimentar, «contribuindo activamente para a competitividade, internacionalização e crescimento sustentável do sector». A próxima edição da LFA já tem data marcada: 15 a 17 de Fevereiro de 2027, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.




