A quarta edição da Lisbon Food Affair realiza-se de 9 a 11 de Fevereiro de 2026 na FIL – Feira Internacional de Lisboa, situada no Parque das Nações, em Lisboa. Organizado pela Fundação AIP, pela Lisboa Feiras Congressos e Eventos (Lisboa FCE), este certame é dirigido exclusivamente a profissionais, é centrado nos sectores de alimentação, bebidas, equipamentos e tecnologias para a indústria e canal Horeca e conta com espaços de exposição, conferências, apresentações e acções de showcooking.

Este evento integra três salões – “Food & Beverage”, “Horeca” e “Technology” –, pretende constituir uma «plataforma profissional» para os sectores abrangidos e, segundo a organização, a edição de 2026 «reforça os pilares estratégicos da internacionalização, inovação, sustentabilidade e valorização da produção nacional». A organização do Lisbon Food Affair realçou em Dezembro um «crescimento expressivo» de adjudicações de espaço face ao mesmo período de 2025, o que, nas suas palavras, «reflecte não apenas o interesse crescente das empresas nacionais e internacionais, mas também a confiança na LFA como um espaço estratégico para lançamento de produtos, promoção de inovações e geração de negócios qualificados».

Salientando que ainda é possível efectuar a inscrição para expositor, a organização destacou também a continuidade do programa de hosted buyers (compradores internacionais convidados). Nas suas palavras, este programa «mantém-se como uma ferramenta decisiva para a internacionalização das empresas portuguesas», sendo que a sua renovação contínua «assegura que cada edição da LFA oferece novas oportunidades, abrindo portas a mercados emergentes e fortalecendo as relações comerciais já estabelecidas».

Foi igualmente assinalada a possibilidade de serem apresentadas soluções dos expositores no espaço LFA Innovation. Foi ainda sublinhado o «peso crescente» e «estratégico» do canal Horeca no certame – 39% dos visitantes profissionais da edição de 2025 actuavam directamente na hotelaria, restauração e cozinha profissional, «procurando novas soluções, produtos e tecnologias para modernizar o seu negócio», disse a organização.
