AI4Agrifood é um programa de aceleração dedicado a startups que desenvolvem soluções baseadas em inteligência artificial para o sector agroalimentar. Este programa foi lançado recentemente, é promovido pelo Pólo de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar (SFT-EDIH Smart sustainable farms, foods and trade – European Digital Innovation Hub) e é implementado em Portugal pela BGI – Sustainable Ventures, com o apoio da European Digital Innovation Hubs Network (EDIH), financiado pela União Europeia.
Segundo os promotores, o AI4Agrifood «visa acelerar a transição para sistemas alimentares mais inteligentes, resilientes e sustentáveis, promovendo a validação de soluções inovadoras em contextos reais de mercado». «O programa está aberto a startups em fase inicial e intermédia (TRL 3–6) e oferece mentoria especializada, validação de soluções em contexto real, definições de casos de uso e preparação de pilotos, além de visibilidade junto de stakeholders do sector, investidores e oportunidades de financiamento», explicam.
As candidaturas a esta iniciativa decorrem até 20 de Fevereiro próximo e podem ser apresentadas aqui. A propósito desta iniciativa, Gonçalo Amorim, CEO da BGI, refere que «o AI4Agrifood surge para apoiar startups e empresas na criação de soluções tecnológicas baseadas em IA que respondam aos desafios reais do sector agroalimentar, desde a produção até à distribuição», acrescentando ainda que «queremos transformar ideias em soluções testadas e escaláveis, com impacto directo no mercado».
Pode consultar mais informações sobre o AI4Agrifood no site do programa.
