A ACOS – Agricultores do Sul anunciou que o seu Laboratório de Química e Análise Sensorial recebeu, no fim de Janeiro último, «a renovação da Acreditação emitida pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) para as análises químicas realizadas até esta data ao azeite e à azeitona, e também a extensão da acreditação para novas análises químicas e para análise sensorial de azeite virgem». Em comunicado, a associação refere que «a análise sensorial de azeite virgem – a valência mais recente do Laboratório – já esteve em funcionamento na campanha olivícola de 2025-2026, realizada pelo Painel de Provadores da ACOS, criado em colaboração com o CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar)».
Segundo a entidade, na vertente das análises químicas, «os novos ensaios agora acreditados (ésteres etílicos, ceras e esteróis, incluindo eritrodiol e uvaol) contribuem para avaliar com mais detalhe a qualidade e pureza das amostras de azeite virgem». A ACOS sublinha ainda que «os novos métodos de análise de azeite agora acreditados são os adoptados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)».
A associação explica também que este laboratório funciona desde 2012 e recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de Portugal e de outros países da Comunidade Europeia. As análises que podem ser feitas à azeitona «permitem determinar o momento ideal para a colheita e monitorizar a sua qualidade (rendimento e acidez) ao longo da campanha», enquanto as análises ao azeite «avaliam a sua qualidade e pureza, permitindo a sua classificação nas categorias de comercialização (azeite virgem extra ou virgem)», refere a entidade.
O Laboratório de Química e Análise Sensorial da ACOS funciona durante todo o ano nas instalações da associação, em Beja. Está acreditado para a norma NP EN ISO/IEC 17025 pelo IPAC desde 2015 e certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015, tendo a decorrer o processo de pedido de reconhecimento pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) para análise sensorial e análise química.