Laboratório da ACOS amplia âmbito de acreditação

A ACOS – Agricultores do Sul anunciou que o seu Laboratório de Química e Análise Sensorial recebeu, no fim de Janeiro último, «a renovação da Acreditação emitida pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) para as análises químicas realizadas até esta data ao azeite e à azeitona, e também a extensão da acreditação para novas análises químicas e para análise sensorial de azeite virgem». Em comunicado, a associação refere que «a análise sensorial de azeite virgem – a valência mais recente do Laboratório – já esteve em funcionamento na campanha olivícola de 2025-2026, realizada pelo Painel de Provadores da ACOS, criado em colaboração com o CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar)». 

Segundo a entidade, na vertente das análises químicas, «os novos ensaios agora acreditados (ésteres etílicos, ceras e esteróis, incluindo eritrodiol e uvaol) contribuem para avaliar com mais detalhe a qualidade e pureza das amostras de azeite virgem». A ACOS sublinha ainda que «os novos métodos de análise de azeite agora acreditados são os adoptados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)». 

A associação explica também que este laboratório funciona desde 2012 e recebe amostras de azeitona, azeite, bagaço de azeitona e óleo de bagaço de azeitona provenientes de Portugal e de outros países da Comunidade Europeia. As análises que podem ser feitas à azeitona «permitem determinar o momento ideal para a colheita e monitorizar a sua qualidade (rendimento e acidez) ao longo da campanha», enquanto as análises ao azeite «avaliam a sua qualidade e pureza, permitindo a sua classificação nas categorias de comercialização (azeite virgem extra ou virgem)», refere a entidade. 

O Laboratório de Química e Análise Sensorial da ACOS funciona durante todo o ano nas instalações da associação, em Beja. Está acreditado para a norma NP EN ISO/IEC 17025 pelo IPAC desde 2015 e certificado pela norma NP EN ISO 9001:2015, tendo a decorrer o processo de pedido de reconhecimento pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) para análise sensorial e análise química.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

1
Pretecht: Spin-off da Universidade do Minho disponibiliza serviço de análise de risco em microbiomas
oil
Laboratório da ACOS amplia âmbito de acreditação
Imagem NUSTALGIC
Projecto Nustalgic promove sistemas alimentares resilientes ao clima e sustentáveis na região mediterrânica

Notícias relacionadas

1
Pretecht: Spin-off da Universidade do Minho disponibiliza serviço de análise de risco em microbiomas
A Pretecht, spin-off da Universidade do Minho recentemente criada, disponibiliza...
Imagem NUSTALGIC
Projecto Nustalgic promove sistemas alimentares resilientes ao clima e sustentáveis na região mediterrânica
Lançado em Junho de 2025, o projecto Nustalgic (Neglected and Underutilized Species...
20260129_145918
Ministro pediu à Comissão Europeia activação da reserva de crise para a agricultura
O Ministério da Agricultura e Mar indica que, a propósito dos impactos...
DS Smith logo
DS Smith Ibéria ganha quatro WorldStar Global Packaging Awards
A DS Smith, empresa da International Paper que fornece soluções de packaging...