A terceira edição do Festival do Azeite Novo decorre em Lisboa a 10 de Dezembro na Casa do Alentejo. O evento estava inicialmente previsto para 11 de Dezembro, mas a organização anunciou esta semana a alteração da data devido à greve geral anunciada para esse dia.
Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal) e conta com o apoio da ERT – Turismo do Alentejo, da Casa do Alentejo, do Lisboa Pessoa Hotel e da Valkirias Consultores. O evento visa «promover o azeite do Alentejo, reforçar o turismo gastronómico e aproximar o público da tradição e qualidade do azeite novo português», tendo como principal objectivo «promover e divulgar os azeites do Alentejo recém-produzidos na campanha 2025/2026, incentivando o consumo de azeite de qualidade e o aprofundamento do conhecimento sobre este produto». Também pretende «sensibilizar o público para a importância do azeite enquanto gordura saudável e elemento essencial da dieta mediterrânica, bem como enquanto símbolo da identidade e cultura portuguesas, em especial da região do Alentejo, onde o azeite é o rei da gastronomia e sinónimo de tradição», explica a organização.
De entrada gratuita, o Festival do Azeite Novo é realizado em Lisboa pela primeira vez. O programa inclui um mercado de produtores e stands de exposição e comercialização de azeite (no Pátio Árabe, entre as 11h00 e as 19h30), showcooking com o Chef André Cabrita (17h00), workshops temáticos sobre azeite e gastronomia (Provas de Azeite – 11h30; Saberes e Sabores: Como escolher o melhor azeite para a sua mesa – 15h30) e música ao vivo (João Maria Baião – 18h30).

Os workshops são gratuitos, mas requerem inscrição prévia, sendo que quem já se tenha inscrito não necessita de voltar a inscrever-se:
• workshop “Saberes e Sabores – Como escolher o melhor azeite para a sua mesa”
• workshop de provas de azeite
A organização refere que se trata de «uma grande celebração», «para toda a família, que impulsiona gastronomia e turismo nacionais», um evento «dedicado ao “ouro líquido” da dieta mediterrânica» e que «transforma Lisboa num verdadeiro ponto de encontro da cultura, gastronomia e tradição do Alentejo». Pode obter aqui mais informações sobre o Festival do Azeite Novo.
