“Dados na agricultura” é o tema da edição número 33 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). Esta edição reúne um conjunto diversificado de artigos, de vários autores, organizados em três secções: “Grandes tendências”, “Observatório”, “Leituras”.
Segundo o GPP, «dada a importância de o sector agrícola ser cada vez mais competitivo e direccionado para a inovação, esta edição evidencia uma visão abrangente sobre como a digitalização e o uso estratégico de dados estão a moldar o presente e o futuro da agricultura». A publicação «enfatiza também a necessidade de uma maior articulação não só entre todos os intervenientes no processo de gestão e difusão dos dados, como entre a inovação tecnológica e os valores éticos, elementos determinantes para que os dados possam contribuir efectivamente para decisões úteis a favor de uma agricultura mais produtiva e sustentável», assinala o GPP.
No Editorial, o director do GPP refere que «o verdadeiro valor dos dados reside não apenas na sua recolha e análise, mas na capacidade colectiva de os transformar em decisões informadas, sustentáveis e economicamente viáveis, baseadas em fontes confiáveis e em conhecimento sólido e acessível a todos os actores do sector agrícola». Neste contexto, diz Eduardo Diniz, este número da Cultivar propõe-se a «pensar várias experiências, reflexões e programas na representação e utilização de dados, com particular atenção aos seus efeitos sobre o território, a produção agrícola e as políticas públicas».
O GPP afirma ainda que os artigos desta edição «reconhecem as oportunidades dos dados e convergem nos desafios estruturais que estes desencadeiam, nomeadamente, o desfasamento entre a crescente disponibilidade de dados e a aplicação limitada à realidade dos agricultores, a regulamentação no âmbito da protecção de dados não pessoais de carácter agrícola, a escassez de trabalho sectorial colaborativo que sustente de forma eficaz a configuração de medidas de políticas públicas e a fiabilidade de dados extraídos a partir de algumas infraestruturas digitais, em particular a Inteligência Artificial». Pode consultar aqui (PDF) e aqui (E-book) a edição número 33 da Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva.
