GPP dedica Cultivar 33 aos dados na agricultura

“Dados na agricultura” é o tema da edição número 33 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). Esta edição reúne um conjunto diversificado de artigos, de vários autores, organizados em três secções: “Grandes tendências”, “Observatório”, “Leituras”.

Segundo o GPP, «dada a importância de o sector agrícola ser cada vez mais competitivo e direccionado para a inovação, esta edição evidencia uma visão abrangente sobre como a digitalização e o uso estratégico de dados estão a moldar o presente e o futuro da agricultura». A publicação «enfatiza também a necessidade de uma maior articulação não só entre todos os intervenientes no processo de gestão e difusão dos dados, como entre a inovação tecnológica e os valores éticos, elementos determinantes para que os dados possam contribuir efectivamente para decisões úteis a favor de uma agricultura mais produtiva e sustentável», assinala o GPP.

No Editorial, o director do GPP refere que «o verdadeiro valor dos dados reside não apenas na sua recolha e análise, mas na capacidade colectiva de os transformar em decisões informadas, sustentáveis e economicamente viáveis, baseadas em fontes confiáveis e em conhecimento sólido e acessível a todos os actores do sector agrícola». Neste contexto, diz Eduardo Diniz, este número da Cultivar propõe-se a «pensar várias experiências, reflexões e programas na representação e utilização de dados, com particular atenção aos seus efeitos sobre o território, a produção agrícola e as políticas públicas».

O GPP afirma ainda que os artigos desta edição «reconhecem as oportunidades dos dados e convergem nos desafios estruturais que estes desencadeiam, nomeadamente, o desfasamento entre a crescente disponibilidade de dados e a aplicação limitada à realidade dos agricultores, a regulamentação no âmbito da protecção de dados não pessoais de carácter agrícola, a escassez de trabalho sectorial colaborativo que sustente de forma eficaz a configuração de medidas de políticas públicas e a fiabilidade de dados extraídos a partir de algumas infraestruturas digitais, em particular a Inteligência Artificial». Pode consultar aqui (PDF) e aqui (E-book) a edição número 33 da Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

1a
Candidaturas ao AgriJovem2025 abertas até 25 de Julho
1a
GPP dedica Cultivar 33 aos dados na agricultura
1a
Órgãos sociais da InovCluster 2025-2028 tomam posse

Notícias relacionadas

1a
Candidaturas ao AgriJovem2025 abertas até 25 de Julho
A decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, em Évora, AgriJovem 2025 é um evento...
1a
Órgãos sociais da InovCluster 2025-2028 tomam posse
Tomaram posse a 11 de Julho, numa cerimónia realizada na Incubadora Industrial...
2c
COTEC atribui estatuto Inovadora 2025 a Luís Simões e Reta
O operador logístico Luís Simões e a Reta, empresa especializada em serviços...
CEPAAL_Livro 8
CEPAAL disponibiliza livro do 8.º Congresso Nacional do Azeite
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) disponibilizou...