Nos dias 11 e 12 de Novembro, tem lugar em Málaga, Espanha, o Fruitnet Tomato Congress, que se vai focar no futuro deste produto. O primeiro dia irá decorrer em sala, com apresentações e debate em torno da evolução da fileira do tomate, complementado com networking.
Segundo a Fruitnet, «oradores especialistas, incluindo Lambert van Horen, do Rabobank, Fatiha Charrat, da empresa marroquina de produção Delassus, e líderes na categoria de tomate de Espanha, irão explorar como questões como as alterações climáticas e as crises logísticas estão a gerar mudanças rápidas na produção, bem como nas estratégias de abastecimento dos retalhistas e importadores da Europa». Por sua vez, David Del Pino, da consultora Freshtrategy, e Andriy Yarmak, antigo funcionário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), «vão explicar o que é que estes desenvolvimentos significam para a produção e o abastecimento na Europa, bem como em regiões produtoras chave no Norte de África, no Mediterrâneo e na Ásia Central».

A organização refere também que «perguntamos aos produtores, retalhistas, empresas de sementes e analistas como será o tomate de 2030 em termos de sabor, nutrição, sustentabilidade, embalagem e marca, e como a procura dos consumidores irá continuar a liderar a evolução do mercado». «Jordi Ballester, da Letitout Food Creativity, irá discutir a criação e o design de novos e excitantes conceitos de tomate, enquanto Chris Veillon, da Topline Farms, do Canadá, irá partilhar informações de recentes testes de sabor de tomate», relata a Fruitnet, acrescentando que «os participantes também vão ouvir como os esforços das empresas de sementes para desenvolver maior resistência a vírus e pragas estão a gerar sucesso e como as tecnologias, incluindo robôs e inteligência artificial, deverão moldar o futuro do tomate nos próximos anos».
O segundo dia será dedicado a visitas técnicas a explorações de produção de tomate. Os interessados em participar no Fruitnet Tomato Congress podem inscrever-se aqui. Mais informações em fruitnet.com/tomatocongress

[fotografia: Fruitnet]