A FNOP – Associação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas realizou ontem, 24 de Julho, a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2025-2027. Segundo um comunicado da entidade, este processo resultou na recondução da anterior equipa dirigente, com uma única alteração: a entrada da Alensado, C.R.L., representada por António Manuel Martins Raposo, como vogal do Conselho Fiscal.
A FNOP indica que, na sua intervenção, o presidente da Direcção reeleito, Domingos dos Santos, «agradeceu a confiança renovada, reafirmando o compromisso da FNOP em continuar a representar activamente os interesses das Organizações de Produtores». A entidade, que tem um novo logótipo e uma nova designação (antes era Federação Nacional das Organizações de Frutas e Hortícolas), afirma que «a continuidade na liderança da FNOP reflecte a confiança das organizações associadas no trabalho desenvolvido ao longo do último mandato, garantindo estabilidade e coerência na prossecução dos projectos estratégicos em curso».
A entidade assinala que se mantém «empenhada em apoiar o crescimento das Organizações de Produtores e em assegurar os seus interesses junto da Administração Pública». A tomada de posse dos órgãos sociais eleitos para o triénio 2025-2027, que indicamos em baixo, teve lugar logo após a votação.
Mesa da Assembleia Geral
• Presidente: Campotec, S.A. – José Guilherme Baptista Pisani Burnay
• Vice-presidente: Madrefruta, Lda. – Tiago de Abreu Mendes de Andrade
• Secretária: BFruit, S.A. – Fernanda Manuela da Silva Machado
Direcção
• Presidente: Frutoeste, C.R.L. – Domingos Joaquim Filipe dos Santos
• Vice-presidentes:
– Carmo & Silvério, S.A. – Paulo Jorge Vieira Maria
– Frutalgoz, Lda. – Sílvia Maria Nunes Gonçalves Neves
– Granfer, C.R.L. – Filipe Pedro Timóteo Ferreira
– Torriba, S.A. – Gonçalo Falcão Martins Pena Escudeiro
Conselho Fiscal
• Presidente: Agromais, C.R.L. – Jorge Manuel Coutinho Durão Neves
• Vogais:
– Alensado, C.R.L. – António Manuel Martins Raposo
– Lusomorango, S.A. – Joel de Pinho Vasconcelos

A FNOP divulgou recentemente um vídeo intitulado “Construir valor em conjunto – A importância das Organizações de Produtores”, referindo que este «mostra como a força conjunta do sector hortofrutícola é decisiva para enfrentar os desafios de hoje e preparar o futuro», «porque o valor constrói-se em conjunto». Incitando à partilha do vídeo – «dá força à agricultura organizada», diz –, a entidade sublinha que «as Organizações de Produtores são estruturas-chave para um sector hortofrutícola mais forte, mais justo e mais competitivo», porque «promovem a cooperação, reforçam o poder de negociação e valorizam a produção nacional».
